Índices de umidade relativa do ar em Belo Horizonte ficarão abaixo de 30% até segunda-feira (3)
Os índices de umidade relativa do ar em Belo Horizonte ficarão abaixo de 30% até segunda-feira (3), principalmente à tarde, alertou a Defesa Civil nesta terça-feira (28).
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), este índice representa “estado de atenção”. Por isso, o órgão municipal faz recomendações para que a população sinta o mínimo possível as consequências do ar seco.
Veja:
– Evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, especialmente entre as 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa;
– beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais, para evitar a desidratação;
– preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
– evitar frituras;
– dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;
– evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
– evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
– em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;
– o tempo seco aumenta o risco de incêndios em matas. Com isso, recomenda-se a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e em hipótese nenhuma, jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.
– em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou Polícia Militar.
Fonte: Portal Itatiaia