Pesquisa aponta alta no ticket médio e maior intenção de compras em 2024
O comércio de Belo Horizonte deve registrar, neste Natal, o maior movimento desde 2015, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) da UFMG. O levantamento aponta aumento de 4,88% na intenção de presentear, atingindo 74,43% dos consumidores, além de um crescimento de 39% no ticket médio dos presentes, que chega a R$ 172,20.
O aumento expressivo no ticket médio declarado pelos consumidores pode contribuir para o aquecimento do comércio neste fim de ano. Mais da metade dos entrevistados (55,90%) informou que pretende gastar mais de R$ 150 em presentes, e 28,57% devem optar por itens com valores superiores a R$ 250, o maior percentual já registrado para esta faixa de preço.
Enquanto isso, as faixas de preço mais baixas, como as de até R$ 150, tiveram queda na intenção de compra.
Desde o início do levantamento, em 2015, este é o maior percentual de consumidores com intenção de presentear no Natal. A pesquisa também revelou uma leve queda no número de pessoas que pretendem gastar o mesmo valor de 2023 (38,51%) ou mais do que no ano anterior (34,16%). Já a parcela de consumidores que planejam gastar menos subiu de 17,57% para 19,88%.
A pesquisa sobre a Pretensão de Compra para o Natal é conduzida pela Fundação Ipead em conjunto com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte. Aplicada anualmente no mês de novembro, a pesquisa utiliza uma amostra de 210 consumidores, com recortes por sexo e renda familiar.
Os dados servem como ferramenta para que empresários do varejo planejem estoques e estratégias de vendas com base nas expectativas dos consumidores. Os resultados completos estão disponíveis no site do Ipead.