Descubra como valorizar seu veículo para facilitar a venda
O que vale a pena consertar antes de vender? Onde e como anunciar? Veja dicas para atrair compradores para o seu carro
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Os
consumidores costumam ser exigentes ao adquirir produtos mais caros e de maior
importância como veículos. Quem já esteve do lado de lá e agora colocou o carro
à venda, sabe como é difícil estar no papel de vendedor e conseguir valorizar o
patrimônio para revendê-lo. Seguindo algumas recomendações, é possível
concretizar o negócio com mais facilidade.
A primeira
dúvida que geralmente passa pela cabeça de quem está começando o processo de
venda é: quais defeitos é preciso consertar antes, para deixar o veículo mais
atrativo? De acordo com o perito automotivo Fernando Bottari, nem sempre
vale a pena corrigir avarias superficiais, como pequenos arranhões.
“Quando você manda arrumar qualquer problema no carro, uma
vistoria consegue identificar que houve um conserto, mas não a gravidade dele,
o que pode desvalorizar o veículo”, esclarece. No entanto, mostre o defeito
para o interessado e seja o mais transparente possível na descrição de cada
item.
Já problemas de grande impacto na estética e no desempenho
têm que ser resolvidos, pois os compradores vão preferir um veículo que não
exija gastos iniciais muito altos. Conserte para-choque, capô, portas ou
quaisquer partes afetadas por uma batida mais forte, por exemplo.
Outro ponto valorizado é a parte interna – quanto menos
intervenções o comprador tiver que fazer, maior é a chance de fechar negócio.
Verifique se o estofamento, o painel e o volante não estão ressecados, com
sinais de queimaduras pelo sol. Câmbio de marcha e pedais também são itens
checados.
Divulgue seu produto
Um atrativo no mercado é estar com as revisões em dia,
especialmente se foram feitas na concessionária. Essa informação é tão
importante que você pode colocá-la no anúncio. “Uma boa divulgação que destaque
os atributos do veículo faz toda a diferença para a venda”, lembra Fernando
Bottari.
No texto, ressalte termos como ‘único dono’, ‘quatro pneus novos’ e
acessórios mais caros que estão instalados, como alarme, vidros e travas
elétricas, ar condicionado e airbags.
Também é importante informar a quilometragem, lembrando que, quanto menor, mais
fácil de vender. Antes de fazer as fotos para anunciar, invista na limpeza do
veículo e registre os melhores ângulos, para chamar a atenção.
As redes sociais são uma boa alternativa para divulgar seu carro. Uma pesquisa do Facebook Insights revela que 85% dos usuários da plataforma e do Instagram usam esses meios para conseguir informações de compra. “Essas redes proporcionam um excelente alcance, mas há um ponto negativo: atraem muitos curiosos que ainda não tomaram a decisão.” A alternativa, segundo o perito automotivo, é anunciar em sites especializados em compra e venda de veículos, para qualificar melhor seu público.
Negócio fechado
Com a venda concretizada, é preciso tomar alguns cuidados para a
segurança da sua transação. A recomendação é ir à agência bancária junto com o
comprador para receber o pagamento, e conferir se o dinheiro caiu na sua conta.
Depois, ambos precisam ir ao cartório assinar o documento de
transferência, com reconhecimento de firma. Quem vende precisa fazer uma cópia
autenticada desse comprovante, além da comunicação de venda no Detran.
Ela é importante para isentá-lo de quaisquer responsabilidades futuras em
relação ao veículo.
Vai comprar um carro usado depois de vender o seu? Acesse nossa matéria mostrando o que considerar na escolha.
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