FecharX

Confira 10 livros infantojuvenis para soltar a imaginação dos pequenos

Segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro, o hábito da leitura vem crescendo entre as crianças brasileiras de cinco a dez anos de idade



Créditos da imagem: ANURAK PONGPATIMET/ shutterstock
Main shutterstock 357477623
Redação Sou BH
12/10/20 às 18:11
Atualizado em 12/10/20 às 18:11

O hábito da leitura vem crescendo entre as crianças brasileiras de cinco a dez anos de idade, segundo pesquisa recente do Instituto Pró-Livro em mais de 200 cidades do país. Nessa faixa etária, houve crescimento de leitores de 67% para 71% das crianças. E, de acordo com o levantamento, a maioria lê todos os dias.

Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas obras literárias infantojuvenis que são indicadas para desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Com abordagens divertidas e para lá de criativas, os temas dos livros vão da pluralidade cultural ao meio ambiente, esporte, mistério e amizade. Confira!

 

Zim Tam Tum - Frédéric Stehr

A obra explora, de modo lúdico, a onomatopeia, onde filhotes de aves brincam de fazer música com utensílios de cozinha.

 

Vamos Acordar o Dia? Histórias de uma linha só - João Anzanello Carrascoza

Nesse livro, o consagrado contista brasileiro retrata com poesia e sutileza as vivências infantis, com ênfase na imaginação e curiosidade da criança, tendo como eixos o cotidiano, a família, a temporalidade e a natureza.

 

Feliz Aniversário, Jamela - Niki Daly

Jamela vai fazer sete anos. Muito animadas, Mama e Gogo decidem fazer uma festa de aniversário para ela. Uma obra, ambientada na África, que aborda a pluralidade cultural.

 

O Sapato-Pato de Pablo - Marcelo Jucá

Pablo adora animais e se encanta com uma pata no hotel fazenda para onde viaja com os pais. O problema é que ela não está nem aí para ele.

 

O Mistério do Tênis Azul - André Bouchard

Adélia, Hortênsia, Paulo, Camila e Hugo encontram um pé de tênis azul na calçada e ficam curiosos sobre a razão dele estar ali abandonado. E, assim, começa uma divertida e inusitada investigação.

 

A Vaca Presepeira - João Paulo Hergesel

A vaca Juno mora numa fazenda, e todo Natal trabalha como atriz no presépio vivo ao lado de outros animais. Porém, ela tem um sonho inusitado: ser rena do Papai Noel.

 

Mestre Gato e Comadre Onça - Carolina Cunha

Mestre gato, exímio capoeirista, se aventura no mundo com seu berimbau. Um reconto ilustrado de uma história de capoeira, acompanhado de um anexo informativo e de um CD com músicas cantadas por crianças.

 

O Fabuloso Professor Fritz e a Menina das Pétalas Amarelas - Alexandre Rathsam

O fabuloso professor e doutor Fritz Rasbundel é um pesquisador importantíssimo, seu único problema é a palavra solta, síndrome que afeta sua comunicação a tal ponto que ninguém entende o que ele fala.

 

Histórias Guardadas pelo Rio - Lúcia Hiratsuka

Por mais que tente, Pedro não consegue pescar histórias no rio. Inconformado com o fato, o jovem empreenderá uma busca sobre o segredo dessa arte da pesca, cuja resposta está guardada nas águas do rio.

 

Otávio Não é um Porco-Espinho - Jean-Claude R. Alphen

Um dia, Otávio notou algo estranho em sua bochecha: um pelo longo e duro surgido do nada. Estaria ele se transformando em um porco-espinho?

 

Para saber mais detalhes dos títulos e como adquiri-los, acesse o site oficial da SM Educação.