FecharX

Arte e luta! Confira os eventos que celebram o Dia da Consciência Negra em BH

Shows, gastronomia, debates e intervenções artísticas marcam a programação deste dia especial



Créditos da imagem: Casulo Cultural
Main 135231 171720 stb 2016   cr%c3%a9dito casulo cultura
Redação Sou BH
22/11/18 às 12:33
Atualizado em 01/02/19 às 19:43

Cultura, debate e reflexão. Essas são as bases dos eventos que marcam as comemorações do Dia da Consciência Negra em BH. As atividades vão além da data (20/11) e se estendem até o próximo mês, com celebrações da arte e da luta negras na capital, que prometem conquistar o público e desencadear importantes ponderações.

Click nos títulos para ver os principais eventos em BH:

MM Gerdau – Mês da Consciência Negra

Para celebrar a cultura afro-brasileira, o museu tem atrações especiais, entre contação de histórias, música ao vivo e outras atividades.

Somos Todos Black

A terceira edição do festival será dedicada à reflexão sobre o negro na sociedade, unindo shows, gastronomia, intervenções urbanas, debates e lançamentos de livros. 

Visibilidade Negra

Com uma série de atividades, o evento terá reflexões, palestras, shows, dança, produções artesanais de artistas negros e a exibição do filme Corra!, além de uma roda de conversa sobre a obra.


Assessoria de Comunicação/Escola de Enfermagem da UFMG

9º Prêmio Zumbi de Cultura

A premiação é distribuída nas categorias dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política. A solenidade ainda contará com shows.

Quilombo Urbano 

A programação gratuita terá debates, dicas sobre maquiagem para a pele negra, workshop de turbantes, bate-papo sobre o empoderamento da mulher negra, além de shows e apresentações artísticas.

*Por conta das chuvas fortes, previstas para o dia, a organização informou que o evento foi cancelado. 

IV Caminhada pela Promoção da Igualdade Racial

A caminhada tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de se reconhecer e valorizar a cultura afro-brasileira. A ação vai acontecer na Cidade Administrativa. 

O Grito do Meu Grito

O espetáculo ocupa o Teatro Marília e aborda o racismo e a construção da identidade em uma sociedade que propaga o mito da democracia racial.


Jenfs Martins

Encontro Negritude

Durante a programação, haverá debates com artistas, estudantes, grupos de teatro e professores, além de atividades culturais com grupos artísticos. 

Novembro Afro

O Memorial Minas Gerais Vale entra em novembro celebrando o Mês da Consciência Negra com uma programação diversa e cheia de atrações artísticas e importantes debates.

Novembro Preto: BH Sem Racismo

O evento busca dar visibilidade à necessidade de políticas públicas para a população afrodescendente da cidade, mantendo uma programação diversa.