FecharX

Denúncias de obras e serviços irregulares chegam a aproximadamente 4 mil em Minas Gerais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) registrou média de 15 denúncias de construções ilegais no estado por dia em 2023



Créditos da imagem: Divulgação
Main conecta crea
População pode denunciar anonimamente obras irregulares pelo aplicativo Conecta Crea
Redação Sou BH
08/11/23 às 08:39
Atualizado em 08/11/23 às 08:39

Com a chegada do período chuvoso e alertas geológicos mais frequentes, eleva a preocupação quanto à necessidade de redobrar o cuidado nas construções. Obras sem acompanhamento técnico, ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e empresas sem registros no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) não apenas flertam com a ilegalidade, mas também se tornam potenciais palcos de tragédias.

De janeiro a setembro de 2023, Belo Horizonte registrou 831 denúncias de obras e serviços irregulares, segundo o Crea-MG. Durante os três primeiros trimestres deste ano, foram contabilizadas 3.994 queixas de infrações no Conselho em Minas Gerais. Dessas, 355 foram feitas por meio do aplicativo Conecta Crea, que empodera os cidadãos, permitindo-lhes denunciar anonimamente irregularidades em projetos de engenharia, agronomia e geociências.

“É muito importante contarmos com o apoio de toda a sociedade. Assim, aprimoramos ainda mais o nosso trabalho, que é o de coibir o exercício ilegal das profissões, preservando vidas e patrimônio”, afirma o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges.

O aplicativo, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, não é apenas uma ferramenta de denúncia. Ele também serve como um portal para os usuários verificarem a integridade de profissionais e empresas, além de acessar protocolos de solicitação de serviços. Para os profissionais, o aplicativo oferece um espaço dedicado, permitindo-lhes monitorar as ARTs, boletos gerados, certidões solicitadas e relatórios de infração. 

“Essa é mais uma ferramenta para a população ter certeza de que está contratando serviços de profissionais e empresas registrados e devidamente habilitados. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, ressalta o presidente do Crea-MG.