FecharX

Departamento Penitenciário de Minas Gerais realiza campanha de doação de sangue

Ideia é incentivar que os 18 mil servidores do sistema prisional se tornem doadores e ajudem a aumentar os estoques do Hemominas



Créditos da imagem: Bernardo Carneiro/Sejusp
Main destaque bernardo carneiro sejusp
Redação
21/09/20 às 16:29
Atualizado em 21/09/20 às 16:29

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) lançou na última quinta-feira (17) a campanha Servidor Doador, que busca incentivar a doação voluntária de sangue entre os cerca de 18 mil servidores do sistema prisional - 17 mil deles policiais penais. A ideia é contribuir com a regularização do estoque de todos os tipos sanguíneos, da Fundação Hemominas, que passa por uma queda prolongada neste ano. 

 

Desde o início da pandemia, o número de doadores de sangue em Minas teve queda significativa. Atualmente, o estoque da Hemominas está, em média, 50% abaixo do ideal. Apenas o tipo AB positivo se encontra em situação estável. Conforme a gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, Viviane Guerra, a escassez de interessados em doar nunca se estendeu por tanto tempo.

  

Com a campanha, todos os policiais penais e demais servidores do Sistema Prisional serão incentivados à comparecem a uma das unidades da Hemominas em todo o estado. Um movimento digital, nas redes sociais, também está sendo lançado, para lembrar da importância do ato, que pode salvar vidas.

 

Os servidores do sistema prisional interessados em doar sangue devem estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. No dia da coleta, é necessário estar bem descansado e alimentado, usar máscara e apresentar um documento original com foto. 

 

Aqueles que tiveram diagnóstico positivo para a covid-19 ficam inaptos para doar por 30 dias após a completa recuperação, desde que estejam sem sintomas ou sequelas da doença. Já em caso de contato com infectados, o prazo de inaptidão é de 14 dias. Consulte a lista completa de condições e restrições para a doação aqui

 

Profissionais capacitados da Fundação Hemominas são responsáveis pelos procedimentos, seguindo as normas de prevenção do coronavírus, com o objetivo de proporcionar segurança aos candidatos e doadores. 

 

Agendamento


Como medida para evitar aglomerações nos locais de coleta de sangue, é necessário o agendamento da doação, pelo site do Governo de Minas ou pelo aplicativo “MGApp - Cidadão”. Endereços e horários de funcionamento das unidades que compõem a Rede Hemominas estão disponíveis neste link.