FecharX

Dezembro Laranja! Hospitais vão oferecer exames grátis de prevenção e diagnóstico do câncer de pele

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia



Créditos da imagem: Alexandre Guzanche/AMMG
Main 134811 exames cancer de pele   foto alexandre guzanche ammg
Redação Sou BH
04/12/18 às 15:22
Atualizado em 01/02/19 às 19:45

Dezembro é o mês da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Para incentivar a população a se cuidar, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, vai realizar um mutirão Dezembro Laranja de ações gratuitas neste sábado (1º). 

A Santa Casa vai oferecer exames e testes sem custos para diagnóstico e prevenção ao câncer de pele, das 9h às 15h, Centro de Especialidades Médicas (rua Domingos Vieira, 416, Santa Efigênia). Haverá distribuição de senhas no local para quem estiver com o documento de identidade e o atendimento será por ordem de chegada.

No Hospital das Clínicas da UFMG também haverá atendimento gratuito, das 9h às 15h, no ambulatório de Dermatologia (Alameda Álvaro Celso, 55 – B. Santa Efigênia). Ainda no sábado, 128 Centros de Saúde vão abrir para realização de ações de promoção à saúde.

Confira a programação completa no link

Sobre o Câncer da Pele

O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o tipo de câncer da pele mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberto no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Em todos os tipos, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa de câncer da pele. O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegre­cida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não é possível ver sozinho. Ao se expor ao sol, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados.

Com Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG)