Variedades

Empresas lançam ações sociais de combate à fome e ao frio em BH

Entidades de diferentes setores se organizam para levar comida e agasalhos a milhares de pessoas em vulnerabilidade social


Créditos da imagem: Edesio Ferreira/EM/D.A Press
A pandemia da Covid-19 impactou profundamente as famílias brasileiras, fazendo com que 55,2% dos lares (116,8 milhões de pessoas) convivessem com algum grau de insegurança alimentar

Redação Sou BH

|
11/06/21 às 10:43
compartilhe

Com a diminuição da renda, provocada pelo desemprego e pela redução do auxílio emergencial, a vulnerabilidade social segue em uma crescente vertiginosa e são as mobilizações de diversos setores da sociedade de Belo Horizonte que levam mais esperança e dignidade àqueles que precisam. 

O Grupo Força do Amor, criado há quatro anos, intensificou suas ações durante o início da pandemia com foco no abrandamento da fome e alcançou números significativos. Até o momento, foram distribuídos mais de 51 mil marmitex — em um projeto que garante diariamente, de forma gratuita, o almoço de dezenas de famílias —, além de 1,5 mil cestas básicas. Durante o inverno, a iniciativa também está recolhendo doações de cobertores e agasalhos para pessoas em situação de rua. Para saber mais e contribuir acesse as redes sociais @grupoforcadoamor.

Para impulsionar essa corrente de solidariedade em Belo Horizonte e região, a Drogarias Pacheco está coletando em todas as suas lojas alimentos não perecíveis e produtos de higiene até 30 de junho. Além disso, o Grupo DPSP, fusão das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, lançou um grande movimento de arrecadação em benefício daqueles que mais precisam de ajuda no país. A companhia destinou R$ 500 mil iniciais para a campanha #CoronanoParedão, da ONG Gerando Falcões, e promove uma corrente do bem: desafiou a ONG a arrecadarem juntas novas doações no site https://gerandofalcoes.com/grupodpsp e, alcançada a meta, irá dobrar o valor doado, contribuindo com o valor final de R$ 1 milhão. O montante será convertido em cestas básicas digitais, ou seja, as famílias terão acesso a um cartão alimentação e poderão utilizá-lo para a compra de itens essenciais.

O Shopping Del Rey, localizado na região da Pampulha, promove a campanha “Doar faz bem” e criou um espaço cenográfico para estimular a empatia, onde os clientes podem contribuir de três formas: depositando qualquer valor em um Poço dos Desejos, entregando alimentos não-perecíveis e adquirindo cestas básicas digitais, por meio de um projeto nacional coordenado pelo Instituto Devolver. As doações serão recebidas até sábado (12) e destinadas à Creche Comunitária da Vila Sumaré. Para participar, basta visitar o espaço da campanha no 1º piso do shopping ou realizar sua doação virtualmente, por meio do site: https://www.institutodevolver.org.br/e-commerce-social/cesta-basica-campanha-dia-das-maes-brmalls/

Quem visita o Shopping Estação BH também tem também a oportunidade de fazer o bem, adquirindo cestas básicas digitais nos totens da campanha, espalhados pelo mall. A iniciativa beneficiará cerca de 80 crianças e adolescentes atendidas pela Orquestra Escola Criarte, localizada na região Norte.