FecharX

Escola pública de BH recebe primeira microusina solar fotovoltaica

Programa Energia Inteligente prevê economia de energia elétrica de mais de 50% nas instituições



Créditos da imagem: Ownergy/Divulgação
Main 131448 microusina solar ownergy divulga%c3%a7%c3%a3o
Redação Sou BH
17/12/18 às 16:22
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

Até o ano de 2020, 100 escolas da região metropolitana de Belo Horizonte vão receber microusinas solar fotovoltaicas com o objetivo de reduzir o custo com energia elétrica nas instituições de ensino. Por meio do Programa Energia Inteligente, a Cemig instalou, nesse mês, o primeiro sistema na Escola Estadual Pandiá Calógeras, na capital, localizada no bairro Santo Agostinho.   

De acordo com o analista de Eficiência Energética da Cemig, Neander Lima, o período de geração da usina solar fotovoltaica instalada na instituição de ensino pode se estender em até 12 horas por dia. “A potência total instalada de cada usina é de 5 kWp (quilowatt-pico) e foi pensada em função do espaço disponível nos telhados das escolas públicas que serão contempladas”, afirma.

Com esse empreendimento e a substituição da iluminação, iniciativa da Cemig que também trará benefícios aos alunos e colaboradores, a instituição de ensino terá uma economia de energia elétrica de até 56%. Além dessa economia, a instalação da usina solar fotovoltaica nas instituições de ensino deve aproximar os alunos de novas tecnologias voltadas à sustentabilidade e do conhecimento sobre fontes limpas, acrescenta Lima. 

Com Agência Minas