FecharX

Vereadores e empresários se mobilizam contra o fechamento do Minascentro

Representantes do setor de turismo e parlamentares de BH farão protesto nesta quarta



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
27/09/17 às 14:47
Atualizado em 01/02/19 às 19:08


Reprodução PBH/Breno Pataro

O debate sobre o fechamento do Minascentro continua em alta na capital mineira. Nesta quarta-feira (27), será realizada uma manifestação para a permanência do centro na praça Raul Soares. O evento, que começará a partir das 18h, vai reunir representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-MG), vereadores da Câmara Municipal e outros apoiadores da causa.

A discussão sobre o fechamento do centro de convenções começou no mês passado, quando a administração estadual informou que o espaço seria fechado para reformas estruturais e de modernização. Com a pressão por parte da diretoria da Abih-MG, de parlamentares e outras entidades ligadas ao turismo na capital, uma carta assinada por 38 dos 41 vereadores da Câmara apoiando a permanência do Minascentro e solicitando mais informações sobre o fechamento foi entregue ao governador do Estado, Fernando Pimentel (PT).

O vereador Léo Burgues (PSL), em nome dos parlamentares que apoiam a permanência, ressaltou a importância da clareza das informações sobre as reformas e o não fechamento do espaço, que é um dos principais centros de convenções da cidade e extremamente relevante para o turismo de negócios em BH.

A associação vem realizando uma série de ações para abrir um diálogo com o governo e minimizar os impactos que o fechamento pode causar no setor. Entre audiências públicas e movimentos simbólicos em frente ao Minascentro, o apoio da maioria da Câmara e dos setores do turismo na capital foram os principais pontos da mobilização.  

Segundo a presidente da Abih-MG, Érica Drumond, é importante o apoio de todo o setor e saber quando o espaço será reaberto, pontuando a possibilidade de uma reforma em etapas, que não afetaria a realização de eventos no local. Para a diretoria da Abih-MG, outra mudança seria em relação à gestão do Minascentro, que deveria ficar a cargo do Convention & Visitors Bureau.

Inicialmente, o Governo de Minas havia suspendido todos os eventos agendados no centro de convenções. No entanto, após pressão, a Codemig - responsável pelas obras - publicou uma nota afirmando "os eventos agendados até dezembro de 2017 que não puderem ser realocados para o Expominas ou outros locais, sem nenhum custo adicional para os organizadores, poderão ser realizados no Minascentro".