FecharX

Fim de semana tem previsão de pancadas de chuva

Além do início do horário de verão, os belo-horizontinos terão céu nublado até segunda-feira



Créditos da imagem: Divulgação/Clima Ao Vivo
Main 151751 015732 chuvaa
Redação Sou BH
03/11/18 às 02:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

A água deve voltar a cair na capital. Neste fim de semana, que marca o início do horário de verão, a previsão é de céu nublado e pancadas de chuva isoladas, além de trovoadas. A previsão é que até segunda-feira (5) o tempo chuvoso persista.

De acordo com Valdemir dos Santos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas já devem começar nesta sexta-feira (1º). “A partir de amanhã já deve ter uma melhora no tempo seco, principalmente porque hoje já deve ter chuvas no fim da tarde”. Ainda segundo o meteorologista, as temperaturas continuam altas e podem ficar entre 18°C e 27°C.

Horário de verão

Neste domingo (4), além da aplicação das provas do Enem, começa o horário de verão brasileiro e, como todo ano, muita gente já teme os efeitos dessa mudança na rotina. Entre algumas das reclamações estão a dificuldade de concentração e a falta de apetite, tudo ligado à perda da qualidade do sono.

De acordo com o clínico da Unimed-BH, Valério Trindade, podem existir alguns malefícios para o organismo com a antecipação de uma hora no relógio. “A mudança de horário afeta o ciclo circadiano, que designa o período de 24 horas sobre o qual se baseia nosso relógio biológico. Adiantar em uma hora o relógio impacta principalmente a ação de alguns hormônios produzidos durante o sono e o período de vigília, a melatonina e o cortisol, respectivamente”, afirma o especialista.

Dicas para a adaptação

Para tentar minimizar os efeitos deste período no sono, uma das principais reclamações da população durante o horário, o médico dá algumas dicas. “Tente fazer a higiene do sono, que significa se preparar para a hora de dormir. Para isso, evite a ingestão de alimentos muito pesados, a prática de atividades físicas à noite, ficar acordado vendo televisão, usar computador ou celular na cama e quartos muito iluminados e com muito barulho”, afirma.

Para o médico, todos esses hábitos, que são muito comuns entre as pessoas, podem impactar na qualidade do sono, principalmente em um período que o relógio biológico já foi afetado.