FIQ vence prêmio nacional de quadrinhos
Evento realizado em Belo Horizonte venceu em duas categorias: melhor evento e melhor exposição
O Festival Internacional de Quadrinhos, realizado em Belo Horizonte, ganhou dois prêmios no 26º Troféu HQMIX, considerado o Oscar dos quadrinhos. Além de ser considerado o melhor evento, levou o prêmio de melhor exposição com a mostra “Ícones dos Quadrinhos”, com curadoria de Ivan Freitas da Costa.
A cerimônia de premiação será no sábado (13) no Sesc Pompeia em São Paulo. Em 2015, o FIQ será realizado de 11 a 15 de novembro em BH, pela Fundação Municipal de Cultura.
Este ano, a estatueta traz o personagem Níquel Náusea, de Fernando Gonsales e foi esculpida pelo artista plástico Olintho Tahara. Criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual o Troféu tem a intenção de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e artes gráficas no Brasil. Apadrinhado pelo apresentador Serginho Groisman, a votação nacional do HQMIX é feita por desenhistas de quadrinhos e humor gráfico por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil.
A cada ano são escolhidos aqueles que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação, como melhor desenhista, novo talento e roteirista. Somente este ano, mais de mil lançamentos concorreram ao troféu.