FecharX

FIT-BH começa hoje no Chico Nunes

<p>A Cia. Luna Lunera apresenta ?Prazer? e marca a reinauguração do teatro</p>



Créditos da imagem:
Main 0605 fit bh prazer chico nunes
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:10

Começa hoje (6), em BH, o maior festival de teatro da América Latina. Promovido pela Prefeitura, o 12º Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte ? FIT-BH 2014 será o maior já realizado, com 54 espetáculos, originários de 11 países, que farão 168 apresentações em todas as regiões da cidade. Veja a programação.

Sem perder o seu caráter internacional, o FIT-BH 2014 dará destaque especial às produções locais. Tanto que os espetáculos de abertura e encerramento são mineiros. Na abertura, hoje, às 21h, marcando a reinauguração do Teatro Francisco Nunes após a conclusão das obras de restauro e revitalização, a Cia. Luna Lunera apresenta ?Prazer?, drama que mostra o reencontro de quatro amigos que, apesar de suas angústias, impasses cotidianos e frustrações, se encorajam para buscar a alegria.

A obra ?Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres?, de Clarice Lispector, foi o ponto de partida para a montagem do espetáculo que tem direção e dramaturgia compartilhadas pelos integrantes da trupe. Já o encerramento fica a cargo do Grupo Galpão, com ?Os Gigantes da Montanha?. A peça é uma alegoria sobre o valor do teatro e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno.

fit-prazer-interna
Livro ?Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres? de Clarice Lispector foi ponto de partida da peça

O destaque dado à produção local é um dos componentes do projeto Intercena, iniciativa da FMC que visa a criar condições para a internacionalização do teatro mineiro. Segundo Cássio Pinheiro, coordenador do festival, o objetivo é lançar os espetáculos de Belo Horizonte nos cenários nacional e internacional. Para isso, O FIT-BH 2014 realizará uma série de encontros entre produtores locais e 20 programadores de festivais e instituições culturais do país e exterior.

Para a seção brasileira da programação foram convidadas produções dos estados do Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. O público poderá ver desde o aclamado monólogo ?Cine_Monstro?, de Enrique Diaz, ao folclore fluminense ?Boi de Miracema? do Grupo Sociocultural Cara da Rua.

Um dos maiores destaques do FIT-BH 2014 é o grupo alemão Berliner Ensemble, que traz ao Brasil sua versão do clássico de Shakespeare, ?Hamlet?. Outros espetáculos internacionais abordam temas diversos, como a condição feminina no mundo contemporâneo (o alemão ?The So-Called Exterior Has Nothing to Say to Me?, do Maxim Gorki Theater), a opressão política (o cubano ?Rapsodia para el Mulo?, do grupo El Ciervo Encantado), as noções de identidade e crescimento na Europa em crise (o espanhol ?Matéria Prima?, do La Tristura) e os desafios do amor e das relações familiares (o argentino ?Emilia?, do Timbre4).

Criado nesta edição do FIT-BH, o Fitinho é voltado para o público infantil. Entre os grupos convidados, destaca-se a produção portuguesa ?Concertos para Bebês? obra do grupo Musicalmente, especialista em peças para a primeira infância. Também compõem a programação outras quatro montagens: duas peças mineiras, ?De banda para a Lua?, do grupo Armatrux e ?Menino Azul?, do Matraca e, ainda, ?Era uma Vez... Grimm?, do grupo carioca Belazarte e ?Salada Mista? da Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança de Recife.


Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte