FecharX

Galeria a céu aberto: projeto colore casas de comunidade de BH

Morro Arte Mural acontece na Vila Nova Cachoeirinha, na região Nordeste



Créditos da imagem: Bruno Figueiredo
Main 53708260926072022 220719 mamu bruno figueiredo 039
Ao todo, serão utilizados 600 litros de tinta em mais de 2 mil m² de área
Thiago Alves
27/07/22 às 00:00
Atualizado em 27/07/22 às 00:00

Além de resgatar a autoestima dos moradores, que se identificam com os grafites em muros, casas e vielas, uma iniciativa de arte a céu aberto promove o engajamento e deixa a comunidade mais viva e colorida, na acontece na Vila Nova Cachoeirinha, região Nordeste de Belo Horizonte. As intervenções são parte do projeto MAMU – Morro Arte Mural. 

"A escolha da comunidade se deu por dois motivos: trazer visibilidade para uma comunidade onde os moradores reclamam que se sentem esquecidos e invisíveis e também criar um macro mural visto numa das avenidas mais movimentadas de BH: a Av. Antônio Carlos”, explica Juliana Flores, fundadora da Pública, agência por trás do projeto, que tem patrocínios da Cemig e Localiza e apoio da Coral.

A obra, que engloba 37 casas, está sendo criada por Criola, artista de Belo Horizonte. Com formas geométricas e cores fortes, o mural em andamento já causa impacto por quem passa pela região e embeleza a região da Nova Cachoeirinha. 

“É uma honra ter com a gente essa artista visual que reflete em sua arte a ancestralidade, espiritualidade e a natureza, e que traduz em cores vibrantes suas vivências enquanto artista afro-diaspórica”, comenta Jana Macruz, coordenadora do projeto e que também assina a direção artística do MAMU junto com Juliana Flores. 

No MAMU, além do grande mural, o projeto, que acontece durante todo o mês de julho, ainda vai revitalizar a quadra da comunidade e oferecer 4 oficinas: costura, empreendedorismo criativo, graffiti e dança. O objetivo do projeto é movimentar a comunidade, incentivar os moradores a se articularem e também colocar em prática sonhos e projetos. Ao todo, serão utilizados 600 litros de tinta em mais de 2 mil m².

Para participar das oficinas, basta entrar em contato pelo email info@publica.art ou pelo número (31) 99078-9168. Também é possível se candidatar fisicamente no Galpão NC, localizado na Avenida Antônio Carlos, 3157, ao lado do Alugerais. 

1ª edição do MAMU

Realizado pela primeira vez em 2018 na comunidade do Cruzeirinho no Alto Vera Cruz, o projeto realizou uma grande obra de arte pública criada pelos artistas Rimon Guimarães (PR) e Zeh Palito (SP) com 36 casas da comunidade. Além da pintura, o MAMU também realizou oficinas de graffiti para os jovens. Mais da metade da equipe foi composta por moradores da comunidade.