Evento reforça a importância do zoológico na conservação de espécies e educação ambiental
O Zoológico de Belo Horizonte tem um novo motivo para comemoração: o nascimento de mais um filhote de arara-azul-grande, marcando o terceiro nascimento da espécie na instituição nos últimos três anos. O filhote nasceu em 5 de outubro, pesando 29g e, com pouco mais de dois meses, já alcançou 1,3 kg.
A ave, cujo sexo ainda não foi identificado, permanece no ninho sob os cuidados atentos de seus pais, com a equipe veterinária do zoológico e a Seção de Aves monitorando seu desenvolvimento. A mãe, uma ave resgatada de ações contra o tráfico e comércio ilegal, mostra um instinto materno exemplar, enquanto o pai, também resgatado, ajuda no cuidado da cria.
A arara-azul-grande, até 2014, era considerada ameaçada de extinção, mas agora está classificada como “vulnerável” graças ao trabalho de conservação e reintrodução na natureza.
O Zoológico de Belo Horizonte funciona de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 8h às 17h, com entrada permitida até às 16h. Localizado na avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000, na Pampulha, o zoo é o lar para 3 mil animais de mais de 250 espécies, além de abrigar mais de 3,5 mil tipos de plantas.