FecharX

Há atrações infantis no Festival de Teatro de Bonecos

Veja três espetáculos do FITB 2014 para levar as crianças



Créditos da imagem: Mariana Coelho
Main entre janelas 3 foto mariana coelho 20140830203755
Espetáculo "Entre Janelas" está em cartaz no FITB 2014
Redação Sou BH
30/08/14 às 20:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:58

Na quarta-feira (3), BH recebe a 14ª edição do Festival Internacional de Teatro de Bonecos (FITB). O destaque desta edição é que, diferente das anteriores em que os espetáculos eram apresentados em diferentes teatros da cidade, as 22 atrações terão uma só casa: o Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade. O objetivo é facilitar o acesso do público à intensa programação de seis espetáculos internacionais, quatro nacionais e um Festival de Caixas de Teatro com 12 montagens.

Apesar de ser teatro de bonecos, nem todas as produções são voltadas para o público infantil. Por isso, pais e mães responsáveis devem ficar atentos à classificação etária indicativa. Para a criançada, o Sou BH recomenda as seguintes peças de teatro:

Entre Janelas
Inspirado no livro “Uma Janela Entre dois Amigos”, do mineiro Gustavo Gaivota, o espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo: um cachorro chamado Pitu. Uma amizade feita de brincadeiras no quintal e muito corre-corre. Um dia, o menino ganha um presente incrível: um computador. Na janela do notebook, ele abre várias outras janelas e pode ir a qualquer lugar sem sair de seu quarto. Do lado de fora, Pitu espera por um momento de brincadeira, mas seu companheiro agora não tem mais tempo para ele, está muito impressionado com o novo amigo tecnológico. O menino terá então que descobrir uma forma de se reconectar com o velho amigo.

El Cubo Livre
Dentro de um cubo negro, quatro curiosos personagens dão início a uma espiral de transformismos surreais e poesia,  acompanhados por música ao vivo. Dois casacos ganham vida para contar sua história de amor trágico;  um guitarrista que precisa de quatro mãos para executar um tango apaixonado; um músico anão mal-humorado vai apresentar a dança de dois dançarinos fora do comum.  O show, às vezes engraçado e às vezes comovente, sugere delicadamente  o valor da criatividade na vida. “El Cubo Libre” é o encontro entre a vitalidade da música, a espontaneidade do teatro de rua e a poesia do teatro de bonecos. Teatro musical e visual sem palavras,  adequado ao público de todas as idades.

O Som das Cores
Baseado no livro “O Som das Cores”, do taiwanês Jimmy Liao, a Catibrum traz a história de Lúcia, uma adolescente que, aos 15 anos, perde a visão. Pensando que seu cachorro e companheiro, Tobias, havia fugido com seus olhos, Lúcia sai em busca dele. Lembrando as mais famosas fantasias literárias e cinematográficas, a jovem Lúcia se aventura no mundo do impossível: do subterrâneo das estações do metrô até o universo infinito de sua imaginação, ela terá de enfrentar todos os seus medos e inimigos.