Variedades

Heróis olímpicos Gabrielzinho e Ana Patrícia recebem Medalha JK nesta quinta (12)

Solenidade em Diamantina destaca campeões mineiros nas Paralimpíadas e Olimpíadas


Créditos da imagem: Wander Roberto/CPB/Luiza Moraes/COB
Honraria que destaca mineiros por sua contribuição à coletividade vai premiar medalhistas de ouro que representaram o estado em Paris

Redação Sou BH

|
11/09/24 às 22:49
compartilhe

Nesta quinta-feira (12 de setembro), a cidade de Diamantina, na Região Central de Minas, volta a ser cenário da entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek (JK). Neste ano, a honraria destaca dois atletas mineiros que brilharam nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024: Ana Patrícia Ramos e Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, mais conhecido como Gabrielzinho.

Ana Patrícia, jogadora de vôlei de praia, conquistou a medalha de ouro na competição olímpica ao lado de Duda Lisboa, enquanto Gabrielzinho trouxe para casa três medalhas de ouro na natação paralímpica. Ambos receberão a Medalha JK no grau Medalha de Honra, reconhecimento de sua contribuição e excelência no esporte. A tradicional cerimônia acontece no D’Ávila Hall (Avenida João Antunes de Oliveira, 869), a partir das 10h. 

Tradição de Minas

A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek foi criada pela Lei 11.902, de 5 de setembro de 1995, com o propósito de premiar personalidades e entidades que se destacam pelo serviço de excepcional relevância à coletividade. A entrega da medalha ocorre anualmente em 12 de setembro, data do nascimento do ex-presidente da República, em sua cidade natal, Diamantina. Juscelino Kubitschek governou o Brasil de 1956 a 1961 e também foi governador de Minas Gerais e prefeito de Belo Horizonte.

    Veja também: Com 3 ouros, mineiro Gabrielzinho conquista franceses: “Pelé das piscinas”

Além dos atletas, serão homenageados cinco deputados estaduais e várias outras personalidades de destaque, incluindo a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lobo e o ex-diretor do Google em Belo Horizonte, Berthier Ribeiro-Neto. A solenidade contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite, do governador Romeu Zema e do prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque. 

O orador oficial será o 3º-vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Rogério Medeiros. A programação também inclui uma apresentação especial da Vesperata, um tradicional espetáculo musical de Diamantina, marcado para a noite de quarta-feira (11). No total, serão distribuídas 120 comendas, divididas entre 30 no grau Grande Medalha e 90 no grau Medalha de Honra.