FecharX

Iluminação de Natal da Praça Liberdade termina com cortejo de Folia de Reis

Público tem até esta quinta-feira (6) para conferir a tradicional decoração natalina



Créditos da imagem: Secult/MG
Main folia de reis
A celebração é uma tradição mineira que já remonta há 300 anos e, por isso, em 2016, foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais como patrimônio cultural imaterial do estado
Thiago Alves
05/01/22 às 08:28
Atualizado em 05/01/22 às 08:28

Amanhã (6) é o último dia para conferir a tradicional decoração natalina da Praça da Liberdade. Na data, estão previstas celebrações com cortejos de folia de reis, vindos de Itapecerica, no Centro-Oeste do estado, que irão se apresentar, a partir das 16h, em frente ao prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Às 18h, o artista Maurício Tizumba estará acompanhado de mais de 40 congadeiros em desfile para fechar as comemorações natalinas.

O grupo vai contar a história da Estrela Guia, dos reis magos – Belchior, Gaspar e Baltazar, e dos presentes que eles levam para o Menino Jesus recém-nascido: ouro, incenso e mirra. A Folia de Reis ou Reisado é um auto popular que procura rememorar a jornada dos reis Magos, a partir do momento em que eles recebem o aviso do nascimento do Messias, até a hora em que encontram o Deus-menino na lapinha.

A celebração é uma tradição mineira que já remonta há 300 anos e, por isso, em 2016, foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais como patrimônio cultural imaterial do estado. Na época, foi realizado um inventário pelo Iepha-MG, identificando 1.255 grupos de foliões, distribuídos em 326 municípios mineiros.


Foto: Rogério Argolo