Na manhã de hoje, bombeiros ainda atuavam no controle do fogo; incêndio de grandes proporções queimou o parque por mais de 15 horas
O incêndio no parque Ursulina de Mello, no bairro Castelo, queimou seis hectares de vegetação – o equivalente a 20% da área total do parque. Desde às 14h30 desta quinta-feira, 11, os bombeiros trabalham para controlar o fogo, que chegou às margens das ruas do entorno. A situação só foi totalmente controlada na madrugada desta sexta-feira, 12. Na manhã de hoje, equipes ainda atuavam no rescaldo e monitoramento de braseiros. A expectativa é que a ocorrência seja encerrada nas próximas horas. Os bombeiros não sabem as causas do incêndio. Até o momento, a prefeitura de Belo Horizonte não se manifestou sobre a reabertura do parque.
Implantado em 1996, o parque Ursulina de Mello, no bairro Castelo, região da Pampulha, possui aproximadamente 312 mi m2. São seis nascentes e um lago artificial. Entre os exemplares da fauna, micos estrela, gambás, jacus e garças brancas. Na flora, existem espécies de jequitibá branco, sucupira, braúnas d’óleo, óleo vermelho e ipê amarelo.
A baixa umidade, característica do inverno em Belo Horizonte, torna o ambiente propício para queimadas. Não chove em BH há 85 dias e não há previsão de chuva para a próxima semana.