FecharX

Jornalista mineira lança podcast "Outro Lado da Moeda" para repensar o capitalismo

Especialista em nova economia, Paola Carvalho reúne no programa diferentes narrativas econômicas que coexistem em nossa sociedade



Créditos da imagem: Camila Rocha
Main paola carvalho credito camila rocha  prancheta 1
“Eu acredito que diferentes narrativas econômicas coexistem. A ideia é entrevistar pessoas que trazem pontos de vista diversos para repensarmos juntos o capitalismo e a forma como vivemos hoje”, afirma Paola Carvalho.
Redação Sou BH
05/08/21 às 10:55
Atualizado em 05/08/21 às 10:55

Seria o fim do capitalismo e o início de um outro sistema econômico? Essa pergunta pode estar um tanto equivocada. Seria justamente reproduzir padrões do passado para refletir sobre o futuro. A disrupção talvez seja enxergar o fim do capitalismo como sistema único, coexistindo com outras engrenagens, em uma espécie de economia híbrida. É o que acredita a jornalista Paola Carvalho, especializada em novas economias que respeitam os limites do planeta, que acaba de lançar a newsletter e o podcast Outro Lado da Moeda.

O Outro Lado da Moeda reúne diferentes narrativas econômicas que coexistem em nossa sociedade. Está disponível no Spotify, Deezer, Google Podcast e outros tocadores de áudio. A curadoria do conteúdo é resultado de sua trajetória no jornalismo econômico e outras vivências. “Eu acredito que diferentes narrativas econômicas coexistem. A ideia é entrevistar pessoas que trazem pontos de vista diversos para repensarmos juntos o capitalismo e a forma como vivemos hoje”, afirma.

A primeira temporada conta com 10 episódios, publicados semanalmente, toda quarta-feira. Os temas compreendem economias para transição, capitalismo e decolonização, economia digital e pós digital, hard e soft economy, economia do conhecimento da natureza, feminismo e marxismo, economia do cuidado, entre outros.

Entre os entrevistados estão: Fernanda Vidal, mestre em Economia para Transição pela Shcumacher College; Gustavo Nogueira, fundador do Torus Lab do Tempo; Aza Njeri, pós-doutora em filosofias africanas e mulherista; Tiago Mattos, investigador do futuro do trabalho, empreendedor, fundador da Perestroika e Aerolito; Ligia Zotini, fundadora do Voicers; professor da USP Ricardo Abramovay, autor de Amazônia; Adalberto Martins (Pardal), integrante do MST e autor de A produção ecológica do arroz e a reforma agrária popular; Flávia Valle, fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas/MG e editora do portal Esquerda Diário; Maíra Liguori, cofundadora e diretora de impacto na Think Olga Think Eva; e Glória Tupinambás e Renato Weil, da A Casa Nômade.

Paola Carvalho assinou a primeira coluna dedicada exclusivamente à nova economia em um veículo impresso do país, a Fora da Caixa, no jornal Estado de Minas, entre 2017 e 2020. Hoje é leadership team member do Singularity University Belo Horizonte Chapter, pesquisadora de futurismo e narrativas econômicas. Foi editora-executiva do jornal METRO SP, passou pela Folha de S.Paulo, VEJA BH, Diário do Comércio e TV Band. Como repórter, ganhou prêmios, a exemplo do Sebrae, Senai, Apimec, Crea e Ministério Público de Minas Gerais. Foi finalista de outros, como do Prêmio Abril de Jornalismo, duas vezes na categoria política.

A edição do podcast é da Gabarito Produções; supervisão técnica, Fábio Corrêa; design, Sophia Lapertosa; e mentoria, Guta Nascimento e Giordanno Nader. 

Saiba mais sobre os episódios que estão no ar:

EP#1 - Economias para transição, com Fernanda Vidal: No primeiro episódio da primeira temporada, uma questão nos norteia: seria o fim do capitalismo ou o fim da predominância dele, coexistindo com outros modelos econômicos? A Fernanda Vidal, mestre em economia para a transição pela Schumacher College, acredita nessa realidade híbrida. Na conversa com Paola Carvalho, ela traz uma outra lógica de pensamento, fala sobre a Economia de Francisco, a Casa Horta e muito mais.


EP#2 - Tempo espiral para entender ciclos, com Gustavo Nogueira: Qual é a transformação necessária para o planeta na próxima hora? Qual é o nosso calendário? Por que tem de ser assim? Ou não tem de ser? No segundo episódio do Outro Lado da Moeda, Paola Carvalho recebe Gustavo Nogueira, fundador do Torus Lab do Tempo. Ele mistura questões ancestrais e futuros para compreendermos a nossa ou, talvez, uma próxima era. 


EP#3 - Capitalismo e decolonização, com Aza Njeri: O nosso atual sistema é ocidental e a gente pre-ci-sa conhecer outras perspectivas. No episódio #3, Paola Carvalho recebe Aza Njeri, doutora em Literaturas Africanas e pós-doutora em Filosofias Africanas, pesquisadora de África e Afrodiáspora e teorizadora do Mulherismo. Ela fala sobre o perigo da agenda decolonial ser dominadora, os herdeiros do capitalismo e a neoescravidão.


EP#4 - Economia digital e pós-digital, com Tiago Mattos: Uma única narrativa é excludente, Tiago Mattos acredita na coexistência. Por isso, ele é o entrevistado da Paola Carvalho no episódio #4 do Outro Lado da Moeda. Tiago é empreendedor, professor e investigador sobre o futuro do trabalho, criador da Perestroika e cofundador da Aerolito, um ecossistema de alfabetização de futuros. Aqui ele fala sobre economias digital e pós digital, consumo consciente, tendências e muito mais. 


EP#5 Hard x Soft Economy, com Lígia Zotini: podemos transitar entre a Hard e a Soft Economy? Para a Lígia Zotini, devemos! Ela é pesquisadora, pensadora de futuros e fundadora do Voicers. No episódio #5 do Outro Lado da Moeda, a jornalista Paola Carvalho conversa com ela sobre qual é o potencial e oportunidades para nós, humanos, em meio aos avanços tecnológicos.