FecharX

Juatuba, na Grande BH, sedia etapa do Circuito Brasileiro de Cable Duas Torres

Atletas praticam uma forma diferente do wakeboard que, ao invés de serem puxados por lanchas ou barcos, se movimentam por meio da tração de cabos



Créditos da imagem: Gustavo Cherry
Main  gustavocherry   gustavo cherry
Para Rodolfo Lage, sócio do CBL Wake Park, a modalidade tem uma curva de aprendizado íngreme na comparação com outros esportes aquáticos
Redação Sou BH
24/07/21 às 11:31
Atualizado em 24/07/21 às 11:31

O CBL Wake Park, em Juatuba, na Grande BH, vai sediar neste sábado (24) a quarta etapa do Circuito Brasileiro de Cable Duas Torres. Por conta da pandemia, o evento será fechado para o público e receberá somente os atletas. A competição reúne 55 participantes de todo o país que praticam uma forma diferente de wakeboard, que é uma variação do surf com prancha. Ao invés de serem puxados por lanchas ou barcos, eles se movimentam por meio da tração de um sistema de cabos automatizados.

O circuito começou com uma etapa online em 31 de janeiro, e depois passou para as presenciais. No dia 20 de março, o campeonato foi realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Em 22 de maio, foi a vez de Goiânia, em Goiás, receber o circuito. As próximas etapas vão acontecer em Fortaleza, no Ceará, e em Teresina, no Piauí.

Esporte inclusivo e de rápido aprendizado

Para Rodolfo Lage, sócio do CBL Wake Park, a modalidade tem uma curva de aprendizado íngreme na comparação com outros esportes aquáticos. "O Cable Duas Torres é uma versão mais inclusiva do wakeboard. Ao contrário de outros esportes aquáticos, ele é ideal para quem está começando a aprender a ficar de pé na prancha e tem uma curva de aprendizado íngreme. O que isso significa? Que o praticante passará de iniciante a alguém que já consegue executar manobras bonitas em pouco tempo. O preço também é mais em conta e todo mundo pode praticar, inclusive crianças e idosos", explica Lage.

Após a quarta etapa do circuito, o CBL Wake Park, fundado em 2017, será fechado para reformas que visam a ampliação do espaço para receber um maior público. A previsão é de a reinauguração ocorrer no fim deste ano. Enquanto as obras serão realizadas, eles vão continuar a divulgar vídeos ensinando a prática esportiva no YouTube.