FecharX

Maior superlua do ano acontece nesta terça; saiba como assistir o fenômeno

A superlua aparecerá 10% maior do que uma lua cheia convencional



Créditos da imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Main superlua2
Júlia Alves
19/02/19 às 21:04
Atualizado em 19/02/19 às 21:44

Os apaixonados pelo espaço vão poder ver, na noite desta terça-feira (19), um fenômeno bem legal: a maior superlua do ano! Segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), este ocorrência vai ser registrada três vezes em 2019. A primeiro aconteceu no dia 20 de janeiro, quando também houve um eclipse, criando o fenômeno conhecido como Superlua de Sangue, já a última será em março.

A superlua vai estar 10% maior do que uma lua cheia convencional e a 356,7 mil quilômetros de distância da Terra. Em média, durante o apogeu, quando o astro está no ponto mais longe do planeta, chega a ficar a 405,7 mil quilômetros de distância. Em março de 2011, a lua esteve em um perigeu (ponto em que está mais próxima da Terra) e chegou a 203 mil quilômetros.

Visibilidade

De acordo com Ruibran dos Reis, meteorologista do Climatempo, a nebulosidade que vinha tomando conta das noites da capital diminuiu um pouco. Por isso, em BH e na Região Metropolitana, pode ser mais fácil presenciar o fenômeno. Além disso, Ruibran afirma que não há previsão de chuva para o período da noite. Então, quem quiser conferir a superlua vai ter a sorte de uma a nebulosidade mais baixa nesta terça.

O processo começa a ser visível a partir das 19h, com o pôr do sol no Brasil e a superlua pode ser vista a olho nu, sem a necessidade de qualquer tipo de proteção ou equipamentos.

E as fotos?

Para quem está louco por uma foto da superlua, usando a câmera do celular fica um pouco mais difícil capturar o momento. Segundo o fotógrafo Gil Leonardi, é mais provável que você consiga só um “pontinho estourado”.

“A gente depende muito do equipamento. Para esse tipo de foto o ideal é uma lente muito boa. E, até mesmo com esse tipo de equipamento, é preciso um momento de sorte para conciliar uma luz média que defina a lua e o ambiente ao mesmo tempo. O que nem sempre é possível, já que a luz da lua é muito maior”, comenta o fotógrafo.

Resumindo, é possível conseguir uma foto legal com um celular que tenha uma câmera muito boa, mas o ideal para garantir aquela imagem de cinema é a máquina profissional.