FecharX

Mais um edifício da Praça da Liberdade será revitalizado

<p>As obras do Edifício Dom Cabral têm previsão de finalização até 2016</p>



Créditos da imagem:
Main 2105 liberdade
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Pertencente ao conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Edifício Dom Cabral (Av. Brasil, 2.023 ? Funcionários), berço da PUC Minas, será revitalizado a partir de junho. Hoje, no local, funcionam os cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto de Educação Continuada (IEC PUC Minas), os cursos de graduação em Administração e Direito da Universidade, setores administrativos e cursos de capacitação para pessoas com deficiência, da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade.

Nesse período de obras para a revitalização, cuja previsão de finalização será até 2016, alguns setores permanecerão funcionando no primeiro piso do Edifício Dom Cabral, com entrada pela rua Sergipe. Outros setores e os cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu serão transferidos para dois prédios nas proximidades.

A revitalização do Edifício Dom Cabral compreenderá três etapas: na primeira, haverá reforma da fachada, aprovada pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, com a remoção e instalação de nova pastilha, de nova esquadria em alumínio e a revitalização da cobertura existente. Nessa etapa também haverá a reforma do hall do prédio, com a troca do piso, da escada de acesso, iluminação, paisagismo, sinalização, mobiliários, portão e guarda-corpo.

Na segunda etapa da revitalização haverá a revisão do sistema elétrico; instalação de ar-condicionado; reforma dos banheiros; melhorias do sistema de combate a incêndio; troca do forro, iluminação e portas das salas de aula; e reforma do auditório do 6º andar. No segundo pavimento, está prevista a reforma de três salas de aula, sala de professores, secretaria, divisão financeira, infraestrutura, atendimento ao professor, sala de reunião e banheiros.

A terceira e última etapa de revitalização do Edifício Dom Cabral compreenderá, no primeiro pavimento, a adequação e acessibilidade do passeio para pedestres.