FecharX

Mais uma edição do Bloomsday em Belo Horizonte

<p>Data é celebrada em todo o mundo em homenagem ao escritor James Joyce</p>



Créditos da imagem:
Main 1606 joyce
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Hoje (16), Belo Horizonte recebe mais uma edição do Bloomsday, dia internacional para comemorar a vida e a obra do escritor irlandês James Joyce. O evento será realizado na Casa Una de Cultura (Rua Aimorés, 1451, Lourdes), das 18h às 22h. A entrada é gratuita sujeita à lotação do espaço.

Celebrando sua 24ª edição o evento explora a temática ?Chuva de James Joyce?, que será trabalhada na programação como uma instalação plástico/sonora cuja proposta é oferecer ao público pequenas porções de textos joyceanos, no formato de bilhetes associados a gotas de chuva, que poderão ser lidos e levados para casa como recordação do projeto. O objetivo da iniciativa é promover um contato direto do público com a escrita deste autor que revolucionou a prosa literária.

O Bloomsday é realizado pelo Grupo Oficcina Multimédia desde os anos 90, quando o mesmo montou uma trilogia de espetáculos inspiradas nos textos de Joyce, sendo Navio-noiva e Gaivotas (1989), Epifanias (1990) e Alicinações (1991). Em 1995, o Grupo se apropriou da palavra trovão, da obra Finnegans Wake para a montagem da peça BaBACHdalghara.

Pensando em celebrar e também em fornecer informações sobre o autor e suas inovações literárias, a cada edição do Bloomsday, o Oficcina Multimédia apresenta uma proposta diferenciada. Paralelamente à programação dedicada a James Joyce, são associados a ele escritores emblemáticos, tais como: Emily Dickinson, Gertrude Stein, Lewis Carroll, Elizabeth Bishop, dentre outros.

O enfoque sobre Joyce também é diversificado, abordando não só a literatura como seu aspecto psicanalítico, através de palestras e mesas redondas, ofertadas gratuitamente ao público presente. Os filmes exibidos no evento se referem tanto às suas obras como a particularidades da cultura irlandesa, seus costumes, sua história e sua tradição. Em todos os Bloomsdays é aberto um espaço de interação com o público presente visando estimulá-lo a uma experiência criativa nas artes.

Veja a programação completa.