FecharX

Manual de Sobrevivência Carnavalesco do Sou BH. Fique atento às mudanças

Confira as alterações no transporte público, trânsito e as notificações da Defesa Civil



Créditos da imagem: Élcio Paraíso
Main capa.%c3%89lcio para%c3%adso
Clara Mariz *
21/02/20 às 20:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Finalmente o Carnaval chegou. Para você curtir a folia sem se atrasar e estar preparado para qualquer perrengue, a terceira parte do Manual de Sobrevivência Carnavalesco do Sou BH te conta sobre as mudanças no trânsito e nas linhas de ônibus, e as recomendações da Defesa Civil caso São Pedro não colabore com o belo-horizontino.

Antes de começar, não se esqueça: SE BEBER NUNCA DIRIJA e NÃO É NÃO, importunação sexual é crime.

Cê sa se esse ôns pas na savas?

Para começar, a Prefeitura de Belo Horizonte organizou um modo dos foliões se locomoverem pela festa sem pagar nada. Em 2020 o Foliônibus foi ampliado e vai passar por três rotas, entre os dias 22 e 25 de fevereiro, das 9h às 20h. Serão 35 veículos circulando pela linha especial.

Durante a festa algumas linhas de ônibus serão desviadas e alguns pontos desativados. Todas as mudanças estão disponíveis no Guia de Bolso. O aplicativo SIUMOBILE também irá mostrar, em tempo real, onde o ônibus está.

O metrô da cidade também vai sofrer mudanças. Nesta sexta-feira (21), a Estação Central permanecerá aberta até 2h, o acesso em todos os dias de Carnaval será feito pela Rua Aarão Reis. De sábado (22) a terça-feira (25), o horário ampliado também segue em curso para a Estação Central, aberta até às 1h. As outras estações funcionarão somente para desembarque, após às 23h.

Entre os dias de folia, operações especiais serão realizadas e algumas áreas terão circulação restrita.

Veja o itinerário de cada linha do Foliônibus:

Rota 1 – Centro/Barro Preto/Savassi/Santa Tereza (Via Contorno)

Av. do Contorno (Estação Lagoinha), Av. do Contorno, Rua Raul Mendes, Rua Bueno Brandão, Rua Hermílio Alves, Av. do Contorno, Retorno na Ponte da Rua 21 de Abril (Rodoviária), Av. do Contorno (Estação Lagoinha). 
Frota: 18 veículos no sábado, segunda e terça, e 20 veículos no domingo.

Rota 2 – Centro/Savassi/Floresta (Via Bahia e Contorno)

Av. do Contorno (Estação Lagoinha), Rua Rio Grande do Sul, Rua dos Tupinambás, Rua Curitiba, Av. Bias Fortes, Rua da Bahia, Av. do Contorno, Vdt. da Floresta, Av. do Contorno (Estação Lagoinha).
Frota: 10 veículos sábado, segunda e terça, e 15 no domingo.

Rota 3 – Pampulha/Mineirão

Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal entre Rua Canárias e Av. Portugal, Alça de retorno exclusivo de ônibus em frente a Estação Pampulha, Rua Cheik Nagib Assrauy, Av. Dom Pedro I, Barragem da Pampulha, Av. Otacílio Negrão de Lima, Retorno na rotatória da Av. Chaffir Ferreira, Av. Otacílio Negrão de Lima; Av. Santa Rosa, Av. Pres. Antônio Carlos, Av. Mal. Esperidião Rosa (retorno), Av. Pres. Antônio Carlos; Av Pedro I , Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal, Av. Portugal, Rua do Mel, Rua das Canárias (dir.),Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal entre Rua Canárias e Av. Portugal.
Frota: 7 veículos.


Divulgação / Foliônibus

Fique atento à previsão do tempo

A Defesa Civil vai trabalhar intensamente durante o período oficial do Carnaval, auxiliando na prevenção de incidentes, especialmente os relacionados às chuvas. Para isso, o órgão fará o monitoramento das condições climáticas 24h por dia e fornecerá a previsão do tempo.

Em caso de possíveis tempestades, será emitido um alerta preventivo. As atualizações podem ser acompanhadas pelo Facebook, Twitter e Instagram oficial do órgão. Quem preferir pode receber as notificações através de SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 informando o seu CEP.

Fique atento aos números dos órgãos de defesa de Belo Horizonte:

Emergência e salvamentos

Corpo de Bombeiros – 193

Vistorias em locais de riscos

Defesa Civil – 199

Socorros de emergência

Samu - 192

Não brinque com a saúde

 

Para atender pessoas que precisam de cuidados médicos, além das nove UPAS da cidade, serão montados três Postos Médicos Avançados (PMAs) em locais estratégicos, conforme a aglomeração dos blocos.

 

Os postos contarão com 289 profissionais, em regime de plantão, sendo 57 médicos, 39 enfermeiros e 123 técnicos de enfermagem. O foco dos atendimentos será intoxicação, desidratação, hipoglicemia, mal súbito e pequenos traumas.

 

Veja o funcionamento dos PMAs:

 

POSTO MÉDICO AVANÇADO

LOCAL

DIAS

FUNCIONAMENTO

PRAÇA RUI BARBOSA 50

CENTRO

21 a 25/2

24h

AV. AFONSO PENA 2336

FUNCIONÁRIOS

22 a 25/ 02

10 às 22h

RUA ESTRELA DO SUL 156

SANTA TERESA

22, 24 e 25/02

10 às 22h

 

 

Coronavírus

BH conta com um plano de contingência que pode ser ativado, se necessário, com abertura de serviços e leitos específicos para atendimento de casos suspeitos de coronavírus. Os profissionais de saúde da cidade já foram orientados a identificar e notificar casos suspeitos da doença, além de iniciar o cuidado assistencial.


*sob supervisão do jornalista Gustavo Falabella