FecharX

Marca mineira lança campanha solidária em parceria com a TETO Brasil

Conhecida por suas roupas de caráter mineiro, Bendizê irá reverter parte do lucro para iniciativa que ajuda comunidades vulneráveis



Créditos da imagem: Maria Clara Rubinger
Main destaque  mariaclararubinger
Redação
12/05/20 às 18:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Em tempos de crise, várias ações de colaboração e empatia surgiram como forma de combate às incertezas do momento. Assim, a Bendizê também escolheu não ficar parada e procurou formas de se reinventar em meio à pandemia. 

A marca mineira lançou no último domingo uma blusa e campanha, "É junto dos bão que nós fica mió", que irá destinar 20% da venda de todas as blusas para o financiamento coletivo "Por uma quarentena mais justa", da organização social TETO Brasil, que tem como objetivo arrecadar fundos e, assim, adquirir cestas básicas, galões de água e produtos de higiene para serem doados a famílias em situação de vulnerabilidade das comunidades do país. A arrecadação é on-line, na plataforma de crowdfunding Catarse e qualquer valor, acima de dez reais, pode ser doado. 

Bendizê é conhecida por criar uma moda de forte identidade mineira, usando falas típicas do mineirês como "Tô Garrado" e "Trenzim" para estampar as roupas. Sobre a frase estampada na nova blusa, Leonardo Goulart, um dos criadores da marca, conta: "Essa é uma frase do livro Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, e acreditamos que diz muito sobre o momento que estamos vivendo". É uma frase que a marca já gostava e que agora faz mais sentido do que nunca, afinal de contas, em tempos de isolamento social, o sentimento que permanece entre todos é de saudade. Saudade de estar junto dos amigos, da família, de quem cada um gosta. "Queremos tocar as pessoas para elas saberem que fazem parte de algo muito maior, é literalmente vestir a camisa", diz Breno Peroni, empreendedor da marca.

A campanha se inspirou nos movimentos de colaboração a "várias mãos", desde a criação da estampa até o produto final. Leonardo Goulart e Breno Peroni, os dois idealizadores por trás da Bendizê, convidaram profissionais do ramo da moda e de marketing para fazerem parte do movimento solidário e colocarem um pouco da essência e do sentimento de cada um. Destaque para Júlia Pinheiro, fundadora do novo canal de colaborações colaborativa Estúdio MINA; Clara Diniz, estudante de relações públicas que trabalha com projetos que tenham propósito e iniciativas sociais; e Maria Clara Rubinger, estudante de design e iniciante na arte de fotografar, responsável pelas fotos da blusa feitas para a campanha.