Mês das Crianças: Cia Carroça de Mamulengos traz teatro de bonecos ao CCBB

Espetáculos 'Janeiros' e 'O Babauzeiros' serão encenados nos fins de semana de outubro

Créditos da imagem: Bené França
Cia Carroça de Mamulengos, fundada há 47 anos, é a primeira companhia de teatro de bonecos do Distrito Federal
Pedro Grossi
08/10 às 12:05
Atualizado em 08/10 às 12:05

Em celebração ao mês das crianças, o CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários) apresenta os espetáculos  de teatro de bonecos 'Janeiros' e 'O Babauzeiro', que integram a mostra 'Carroça de Mamulengos - Três Gerações de Arte Brincante'. A peça 'Janeiros' fica em cartaz dias 12 e 13 de outubro (sábado e domingo), às 16h, e a peça 'O Babauzeiro' fica em cartaz dias 12 e 13, às 11h, e nos dias 19 e 20 de outubro (sábado e domingo), às 11h e às 15h. Ingressos a R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30; disponíveis na bilheteria do teatro e no site do CCBB.   

'Janeiros' e 'O Babauzeiro'

Em 'Janeiros', quatro irmãos estão à beira do caminho, carregando caixas e uma história contada pela 'velha mais velha do que a velha terra'. Vão e vêm janeiros, e eles vão ter que escolher o que fazer para domar o Boi Bravo do Tempo e, assim, encontrar um caminho para seguir. O espetáculo é dirigido pelo ator belo-horizontino Rodolfo Vaz.

Já o espetáculo 'O Babauzeiro' conta a história de João Bondade, que criou um pomar para compartilhar frutas com a comunidade. Benedito é um vaqueiro que chegou com sua família na cidade e está procurando um emprego. Considerada o ponto de partida da tradição do mamulengo contemporâneo brasileiro, a peça traz os bonecos do mestre paraibano Antônio do Babau, os primeiros usados pela Carroça de Mamulengos, na década de 1970. 

Continua depois da publicidade

História que atravessa gerações

Inspirados por vivências de norte a sul do Brasil, a Carroça de Mamulengos tem 47 anos de estrada. É a primeira companhia de teatro de bonecos do Distrito Federal e uma das precursoras do gênero no Brasil, fundada na década de 1970 pelo bonequeiro e compositor Carlos Gomide e pela atriz Shirley França. Ensinando sua arte-brincante aos filhos, o casal nunca parou. De lá para cá, foram mais de 20 estados visitados. “Mostramos a força da cultura popular, de uma tradição que é viva, amorosa, resistente. Atravessamos quase meio século levando uma arte profunda a todo o Brasil, mesmo em tempos tão superficiais”, destaca a diretora e roteirista, Maria Gomide, filha mais velha dos fundadores da Carroça de Mamulengos. 

Leia mais: Mês das Crianças: Orquestra Ouro Preto e grupo Pigmalião apresentam 'O Pequeno Príncipe'