Mistério? Prédio da maçonaria em BH intriga por não ter janelas
Vídeo que mostra templo maçônico de Belo Horizonte viralizou nas redes sociais por falta de janelas; descubra o motivo
Nesta semana, um vídeo da fachada do prédio da maçonaria em Belo Horizonte, localizado na Avenida Brasil, na região Leste da capital, viralizou nas redes sociais por um detalhe intrigante que chamou a atenção do público: o edifício não tem nenhuma janela.
Leia também: Mineira de BH ganha título da realeza britânica
A postagem, inicialmente feita pela página do Instagram BH é Meu País, atraiu milhares de visualizações e gerou inúmeros questionamentos dos internautas. Nos comentários, as pessoas compartilharam teorias, ideias e relatos do motivo pelo qual a construção não possui janelas.
No prédio funciona a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais (GLMMG). O edifício, que tem 10 andares, sedia reuniões de lojas maçônicas e outras organizações que contam com o apoio da maçonaria.
Por que o prédio da maçonaria não tem janelas?
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, o Grão Mestre da GLMMG, Rodrigo dos Anjos, revelou que, na verdade, os três primeiros andares possuem janelas. Já o resto dos andares possuem sancas que servem para a ventilação do espaço.
Veja mais: História de socialite mineira assassinada vai virar minissérie da HBO
Quanto ao motivo para a falta de janelas, o maçom explicou que o objetivo é preservar a privacidade do local e dos frequentadores durante reuniões fechadas. “Para não devassar visualmente o espaço”, disse Rodrigo.
Para os curiosos, a organização ainda explicou a composição do prédio. O primeiro andar possui a portaria e o templo nobre. No segundo fica o setor de administração, enquanto do quarto ao nono estão os outros templos, onde acontecem as reuniões maçônicas. Por fim, no último andar, há uma lanchonete, um salão de festa e uma varanda.
Leia também: Piscininha de cheddar do McDonald's volta ao cardápio em BH por tempo limitado