FecharX

Obra de Saramago vira espetáculo infantil em BH

“A Maior Flor do Mundo” foi adaptada para o palco por Sérgio Abritta



Créditos da imagem: Divulgação
Main flor03 20140906135550
Menino tem a missão de salvar o mundo na peça "A Maior Flor do Mundo"
Redação Sou BH
06/09/14 às 13:56
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

Adaptada do texto de José Saramago, único escritor da Língua Portuguesa agraciado com um Prêmio Nobel, o espetáculo infantil A Maior Flor do Mundoestá em cartaz no Teatro da Biblioteca Pública, na Praça da Liberdade, até o dia 21 de setembro. Apresentações a preços populares aos sábados e domingos. A produção é uma excelente dica para quem se preocupa com a formação cultural de seu filho.

A peça conta a história de um menino, o menor de todos os habitantes de uma aldeia, que tem a difícil missão de encontrar A Maior Flor do Mundo e, assim, salvar o mundo de uma série de desastres naturais que estão acontecendo por causa de seu definhamento. Para conseguir seu objetivo, o menino tem que superar uma série de desafios, como passar pelo Dragão da Poluição; a Ninfa de Três Cabeças, representante máxima do consumismo; a Múmia egoísta e a Gigante Vaidosa. Ao conseguir a transformação desses monstros, o menino, enfim, leva as gotas da fertilidade à flor e a salva, bem como ao mundo, mostrando que o ser humano, por mais fraco que seja, pode alcançar alturas inimagináveis.

O espetáculo foi adaptado e dirigido por Sérgio Abritta, autor que já coleciona sucessos no teatro. Já a produção tem a assinatura do renomado profissional das artes cênicas Marcus Vinícius Loureiro.  “A Maior Flor do Mundo” é o título de um livro escrito por Saramago em 2001. Segundo o produtor do espetáculo, Marcus Vinícius, trabalhar o texto de um autor como Saramago exige cuidado redobrado. “É um escritor consagrado e extremamente criterioso. Trazer esse conteúdo para o teatro foi um exercício delicado. Sempre tivemos um excelente reconhecimento deste trabalho, por isso retomamos. É mais uma grande oportunidade para o público mineiro conferir o resultado”, disse.

Ao lado de Sérgio Abritta, dois grandes músicos assinam a trilha sonora do espetáculo: Paulinho Pedra Azul e Geraldinho Alvarenga. Já a cenografia e os figurinos são de Décio Noviello. A luz e a assistência de produção é assinada por Luiz Henrique Moura, conhecido do público por produzir os espetáculos 'Velório à Brasileira' e 'Divas no Divã'. No elenco, atores conhecidos do teatro mineiro tanto no segmento infantil quanto adulto como: Allinne Lacerda, Axeyheis Emílio, Bruno de Moura, Jullienne Leão, Julianna Fernandez e Rony Camargo.