FecharX

Onda de calor em Minas Gerais: BH alcança 38,6°C nesta segunda-feira (25/9)

Capital mineira bate recorde de temperatura e todo o estado permanece em alerta



Créditos da imagem: Leandro Couri /EM/D.A Press
Main main u%cc%81ltima semana do inverno tem nova onda de calor em bh e ma%cc%81xima de 43%c2%bac em minas
Belo Horizonte enfrenta mais um dia de intenso calor nesta segunda-feira e termômetros devem atingir marca dos 38°C
Thiago Alves
25/09/23 às 07:15
Atualizado em 25/09/23 às 17:43

Belo Horizonte enfrenta mais um dia de intenso calor nesta segunda-feira (25/9). Com previsão de céu claro e tempo seco, a cidade viu os termômetros atingirem a marca dos 38,6°C, conforme dados da Defesa Civil. A umidade relativa do ar, por sua vez, deve se aproximar de preocupantes 15% durante a tarde.

Ontem (24/9), a capital mineira ultrapassou seu próprio recorde anual de temperatura, quando os termômetros alcançaram 37,1°C entre 14h e 15h na região da Pampulha. Neste dia, a umidade relativa também foi destaque, mas negativamente: chegou a 22%. As temperaturas anteriores mais altas haviam sido registradas no último dia 14 e em 24 de agosto, ambas atingindo 34,3°C.

Diferentes cenários pelo estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê condições climáticas distintas em várias regiões de Minas Gerais. Enquanto regiões como Norte, Noroeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba devem ter céu predominantemente limpo com névoa seca, a Zona da Mata e Sudoeste de Minas poderão vivenciar céu nublado e possíveis chuvas.

Porém, independentemente das condições atmosféricas, Minas Gerais permanece sob alerta devido à onda de calor que assola o Brasil. As altas temperaturas trazem preocupações não apenas quanto ao conforto, mas principalmente em relação à saúde da população. O alerta do Inmet permanecerá ativo até às 18h de terça-feira, 26 de setembro.

O atual fenômeno climático é caracterizado quando a temperatura máxima supera a média mensal em 5°C por mais de cinco dias consecutivos. Em Minas, a onda de calor abrange cidades nas regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central, Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Noroeste, Norte de Minas e Vale do Mucuri.