A iniciativa, em parceria com Mixing Originals, sugere refeições com o mínimo de embalagens e economia de R$5 a R$10 por pedido
Caixinha
de hambúrguer, potinho para molho, recipiente de batatas e copo para a bebida
com tampa e canudo plásticos. A lista dos materiais descartáveis que acompanham
um pedido de comida por delivery é extensa, e com o
aumento da demanda pelo serviço, em virtude das medidas restritivas do
isolamento social, o volume de material descartável consumido aumentou
consideravelmente.
Pensando nisso, os proprietários dos estabelecimentos Jângal
e Laicos, e o dono do Mixing Originals – negócio especializado em drinques que,
para cada garrafa vendida, duas são encaminhadas para reciclagem com o SeloEuReciclo
–, juntaram-se na criação da campanha BurgerSóBurger: menos lixo, mais sabor.
Durante a primeira quinzena de setembro, os empreendedores
enviaram para diversas pessoas, dentre eles, influenciadores digitais,
formadores de opinião e imprensa da capital, várias embalagens vazias que
acompanham costumeiramente os pedidos. Junto delas, o custo de todo o aparato
que chegou a R$ 10 só de embalagem. Para acompanhar toda a parafernália, uma
cartilha para o descarte correto e opções criativas para reutilização dos
materiais. “Queríamos mostrar que aquele lixo descartável teve um custo
elevado, degradam o meio ambiente e o primordial, não matam a fome”, revela
Marco Sassen Penerai, proprietário do Laicos.
E para não deixar ninguém de
barriga vazia, junto com o “lixo” os participantes da ação também receberam vouchers de consumo para os produtos das
casas, que, até 15 de outubro, serão enviados com o mínimo de embalagens
recicladas, claro, apenas com o necessário para manter a qualidade,
a temperatura e a proposta. Além disso, clientes que desejarem aderir à
campanha poderão pedir suas comidas preferidas dos estabelecimentos
participantes com descontos de até 10% no valor final do produto. Se quiser
saber mais sobre a iniciativa, acesse o site oficial.