FecharX

Parque Ecológico da Pampulha completa uma década

<p>Programação especial e gratuita marca o aniversário do espaço</p>



Créditos da imagem:
Main 2005 parque
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

Hoje (20), o Parque Ecológico da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111 ? Pampulha) completa dez anos e comemora com várias atividades culturais e de educação ambiental. As comemorações começaram no final de semana, com as apresentações do Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua (FIT-BH), ?Kalabazi? e ?A cobra vai fumar ? Uma estória da FEB?, além de atividades como observação de aves, apresentação de dança e oficinas de lazer.

Os próximos eventos comemorativos acontecem no próximo sábado (24). Durante o dia, das 9h às 16h, acontece o Brincando na Zoo-Botânica. A partir das 19h, as atividades do projeto Jornada nas Estrelas, com a palestra ?Vida Extraterrestre e Ufologia: Eles estão aqui?? e observação de planetas, estrelas e aglomerados serão realizadas.

Quem visitar o Parque Ecológico também pode aproveitar o dia para contemplar a natureza, descansar, praticar esportes e se divertir. Em seu espaço encontram-se bebedouros, lanchonete, bancos, caramanchões, pista para caminhada e bicicletário, onde os interessados podem pegar uma bicicleta emprestada gratuitamente. Além disso, o espaço oferece também aparelhos de ginástica e playground.

Para quem gosta de arte contemporânea, a dica é conhecer o Memorial da Imigração Japonesa, um monumento que celebra a amizade entre Brasil e Japão.

Com uma área de 30 hectares, o parque, administrado pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, começou a ser transformado em 1997, quando foram plantadas três mil mudas de árvores da Amazônia, da Mata Atlântica e do Cerrado, formando o atual bosque. Como parte do projeto, vários equipamentos foram implantados, entre eles o Centro de Apoio, um espelho d'água, uma estação de tratamento de água, e o coreto.

O parque pode ser visitado de terça a quinta-feira por grupos agendados. De sexta-feira a domingo e feriados, é aberto ao público em geral, das 8h30 às 17h.