Variedades

Prefeitura anuncia retomada de passeios de barco na Lagoa da Pampulha; confira data

Primeira viagem acontecerá no dia 12 de dezembro, aniversário da capital mineira; projeto-piloto terá entrada gratuita


Créditos da imagem: PBH
Passeios terão cerca de uma hora de duração | Reprodução/PBH Passeios terão cerca de uma hora de duração | Reprodução/PBH

Mariana Cardoso Carvalho

|
06/10/25 às 14:14
compartilhe

A Lagoa da Pampulha, um dos cartões-postais de Belo Horizonte, voltará a receber passeios de barco. O projeto-piloto terá início no dia 12 de dezembro, aniversário da cidade, com a primeira viagem oficial. Durante o período de testes, que vai até o fim do ano, eles serão gratuitos, com duração aproximada de uma hora.

Leia também:

O anúncio foi feito no domingo (5) pelo prefeito Álvaro Damião. Laudos recentes, que apontam melhora na qualidade da água, motivaram a decisão. Para a fase inicial, a Prefeitura alugou um catamarã com capacidade para 30 passageiros. Toda a operação será conduzida pela administração municipal, que arcará com os custos de locação, marinheiros e manutenção.

No ato do anúncio, o prefeito navegou em uma pequena embarcação, acompanhado por atletas de Lagoa Santa que treinam na região.

Notificação

O Ministério Público Federal e o Ministério Público de Contas de Minas Gerais notificaram recentemente a Prefeitura a apresentar, em até 15 dias, um plano urgente para evitar a degradação da Pampulha. Em resposta, a administração informou que já está em andamento um convênio de cooperação com o governo estadual, a Copasa, a Prefeitura de Contagem e o TCE-MG para estruturar um sistema de governança e gestão da lagoa.