Variedades

PBH lança guia interativo, livro e documentário sobre o Conjunto Moderno da Pampulha

Lançamento integra comemorações dos 127 anos de BH; local já foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade


Créditos da imagem: Ricardo Laf
Pampulha Casa do Baile, atualmente PBH lança guia interativo, livro e documentário sobre o Conjunto Moderno da Pampulha, integra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Pedro Grossi

|
05/12/24 às 22:26
compartilhe

A prefeitura de Belo Horizonte lançou nesta quinta-feira, 5, na Casa do Baile, dois livros e um documentário sobre o Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade. Foram lançadas as publicações ‘Guia Pampulha’ e a obra de educação patrimonial ‘Conhecer Para Cuidar – Casa do Baile’, além do documentário ‘Conjunto Moderno da Pampulha – Patrimônio Cultural da Humanidade’. O evento integra a programação de comemoração dos 127 anos de Belo Horizonte, que serão completados no dia 12 de dezembro.

Documentário ‘Conjunto Moderno da Pampulha’

O documentário revela a beleza emblemática do Conjunto Moderno da Pampulha e destaca o significado único para cada um que vive e desfruta a Pampulha a partir de depoimentos produzidos pelo Projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio”, ressaltando toda a multiplicidade dessa gente que é representada por esse Patrimônio Mundial.

‘Guia Pampulha’

Trata-se de um guia de visitação interativa para ser acessado por dispositivos eletrônicos como celulares, tablets e computadores, em que o público percorre determinadas rotas de visitação de maneira imersiva, utilizando QR Codes, GPS e a identificação de objetos através do uso de Inteligência Artificial, no entorno da Lagoa da Pampulha e dos seus atrativos turísticos. A visitação passa por aproximadamente 120 pontos interativos baseados na sinalização turística da Pampulha e seus espaços culturais, como o Museu Casa Kubitscheck, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, praças, mirantes e casas modernistas construídas na região, entre outros pontos de interesse.

‘Conhecer para Cuidar – Casa do Baile’

Iniciativa de educação para o patrimônio, que por meio de livros, maquetes e aplicativo de smartphone, irá permitir aos participantes uma vivência lúdica e aproximação do público com o Conjunto Moderno da Pampulha. A obra servirá como base para as ações de educação pelo patrimônio a serem desenvolvidas pelo Educativo da Casa do Baile em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Leia mais: Unesco reconhece Queijo Minas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade