FecharX

Acidentes com celulares mataram 23 pessoas em 2018

Veja dicas para se prevenir e usar os smartphones com segurança



Créditos da imagem: Josep Suria / shutterstock,com
Main shutterstock 220478947
Redação Sou BH
25/05/19 às 14:00
Atualizado em 25/05/19 às 14:00

Os celulares e smartphones facilitam a vida de muita gente, mas também apresentam riscos e podem provocar acidentes graves. Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel), em 2018, foram registrados 41 acidentes com celulares no Brasil, que resultaram em 23 mortes.

O alto número de ocorrências causadas pelo uso inadequado dos aparelhos chama a atenção para o problema e o engenheiro de Segurança do Trabalho da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Demetrio Aguiar, dá dicas para quem quer evitar problemas. Segundo ele, uma das principais medidas de segurança é sempre carregar o celular em superfícies lisas e bem ventiladas, sem a capinha de proteção, para manter a temperatura estável.

O usuário também deve evitar apoiar o aparelho em locais com materiais combustíveis como tecidos de toalhas de mesa, cortinas, forração de sofás, entre outros que, em caso de incêndio, queimarão com facilidade e propagarão as chamas em outros ambientes. Além disso, Demetrio explica que o uso desses aparelhos, enquanto estiverem conectados à tomada, superaquece as baterias e os componentes internos, o que pode resultar em explosão ou em danos irreparáveis ao dispositivo. 

Outro forma de prevenir é não usar carregadores falsificados, já que a produção deles não atendem os padrões internacionais exigidos pelos fabricantes e, muitas vezes, não possuem alguns itens importantes para a segurança do usuário. “Eles têm um preço bastante atrativo, mas não trazem segurança alguma”, ressalta o engenheiro.

O especialista destaca também que os dispositivos móveis devem ser evitados em alguns ambientes como banheiros e cozinhas, pois esses locais contêm água nas pias, lavatórios e vasos sanitários. "Se um aparelho entrar em contato com a água, ele pode estragar e, caso esteja conectado ao carregador, pode até provocar choque elétrico na pessoa que o manuseia”.

Já em locais em que o uso de celulares é proibido como postos de combustíveis e em alguns ambientes industriais, deve-se ficar em alerta e seguir a sinalização de orientação dos espaços. Outro aviso importante é que, durante as tempestades, o smartphone ou tablet só pode ser usado se não estiver conectado ao carregador. Isso porque os raios podem passar para a rede elétrica do imóvel e atingir o carregador do dispositivo. Eventuais instabilidades na rede elétrica também podem facilitar a passagem de corrente elétrica através do carregador.