Variedades

Presépio Colaborativo celebra 10 anos em BH com referências entre Minas e Itália

Instalação de Natal na Casa Fiat une reciclagem, cultura mineira e tradição italiana


Créditos da imagem: Bia Starling/Divulgação
Presépio montado em BH celebra 150 anos da imigração italiana com mistura de símbolos e referências

Redação Sou BH

|
27/11/24 às 21:06
compartilhe

A Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários) inaugura, nesta quinta-feira (28), a 10ª edição de seu Presépio Colaborativo. A instalação, que combina tradição, arte e sustentabilidade, ficará aberta à visitação até o dia 6 de janeiro de 2025.

Neste ano, o tema celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Inspirado nos presépios napolitanos, o projeto mistura elementos da cultura italiana com características mineiras, criando uma cidade fictícia na divisa entre os dois países.

Uma construção coletiva

O presépio foi criado coletivamente pelo público durante oficinas realizadas entre outubro e novembro. Materiais reciclados, como papelão, plástico e jornal, ganharam nova vida por meio de técnicas como papel machê, bricolagem e origami.

“O Presépio Colaborativo nasce do encontro entre o inesperado e o inusitado. Com a participação do público e com muito respeito à natureza, preparamos uma exposição linda, cheia de poesia. E, claro, incentivamos a reciclagem e recuperação resíduos”, explica o curador Leo Piló.

Além disso, a cenografia inclui elementos como um grande cafezal e os típicos tapetes devocionais, que homenageiam tradições mineiras e italianas.

Figuras clássicas ligadas ao nascimento de Jesus dividem espaço com ícones italianos como Leonardo da Vinci e Galileu Galilei

Personagens inusitados

O presépio reúne figuras tradicionais ao lado de personalidades históricas e ícones culturais. Os Três Reis Magos, por exemplo, são representados por Leonardo da Vinci, Dante Alighieri e Galileu Galilei.

Maria e José foram reimaginados como Rita Pavone, cantora italiana dos anos 1960, e Marcello Mastroianni, ator de renome. O Menino Jesus chega em uma scooter, símbolo do design italiano.

“Neste ano, celebramos não só os 150 anos da chegada dos imigrantes italianos ao nosso país, mas toda a herança cultural trazida por eles, seja na agricultura, na arte, na música, na arquitetura, no comércio, no design”, observa Leo Piló.

Abertura especial

A inauguração contará com um bate-papo com o curador Leo Piló, além de uma apresentação do Coral Copasa, regido por Eliane Fajioli. Ao final, uma procissão irá reviver a tradição de levar o menino Jesus até o Presépio. O evento de abertura é gratuito, mas requer inscrição prévia pela Sympla.

10º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura

Inauguração: 28 de novembro de 2024, às 19h30
Visitação: 29 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025; terça a sexta das 10h às 21h, sábados e domingos das 10h às 18h.
Entrada gratuita, sem retirada de ingressos