Programação gratuita ocupa cartão-postal de BH neste domingo (22), das 9h às 13h
Estreia neste domingo (22 de setembro) o Quintal do Memorial Vale, projeto que promete movimentar a Praça da Liberdade enquanto o Memorial Minas Gerais Vale passa por obras de renovação. O evento, que será realizado semanalmente aos domingos, oferece uma série de atividades culturais e educativas gratuitas, voltadas para públicos de todas as idades. Na primeira edição, a programação acontece das 9h às 13h, com oficinas criativas, teatro, música e esportes inclusivos.
Com uma proposta que visa ativar o entorno do Memorial Vale durante o período de reforma e instalação de uma nova expografia na instituição, o Quintal do Memorial convida crianças, famílias e o público em geral para desfrutar de uma manhã repleta de diversão e aprendizado. Entre as atrações, destacam-se a presença da drag e DJ Bella la Pierre, apresentações do esporte bocha paralímpica e o espetáculo teatral ‘Três Fadas Moribundas’.
A drag persona de Gabriela Dominguez abre o evento com um set animado, especialmente pensado para o público infantil. Conhecida por sua energia vibrante e criatividade, Bella la Pierre promete entreter crianças e adultos com uma performance musical que mistura arte, educação e diversão.
Apresentação realizada pela Associação Paradesportiva e Esportiva de Belo Horizonte (Apebh), trazendo o esporte inclusivo praticado por atletas com comprometimento físico. Uma oportunidade para conhecer mais sobre o paradesporto e assistir a uma emocionante demonstração de superação.
Associação Paradesportiva e Esportiva de Belo Horizonte apresenta bocha, que já rendeu diversas medalhas ao Brasil em paralimpíadas
Oficina artística proposta pelo Educativo do Memorial Vale, que convida os participantes a explorar a diversidade de corpos e identidades físicas. A atividade é voltada para todas as idades e tem como objetivo desconstruir padrões e celebrar a singularidade através da arte.
A peça, com direção de Joyce Malta e texto de Byron O’Neill, mistura humor e ludicidade em uma reflexão sobre ancestralidade e sustentabilidade, inspirada nos ensinamentos de Ailton Krenak. No elenco, Carol Oliveira, Paloma Mackeldy e Gustavo Djalva dão vida às três fadas protagonistas.
Peça ‘Três Fadas Moribundas’ propõe reflexões sobre relação entre humanidade e natureza a partir da obra de Ailton Krenak
Oficina que convida crianças e adultos a criarem uma cidade em miniatura com kits de papelão que incluem casas, prédios e veículos. O workshop incentiva a imaginação e promove a conscientização sobre sustentabilidade de forma divertida e colaborativa.
Enquanto a sede do Memorial Minas Gerais Vale passa por uma série de intervenções de requalificação, como a instalação de novas estruturas de acessibilidade, o projeto Memorial Vale Itinerante mantém as atividades culturais e educativas em novos espaços. “. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes”, explica Wagner Tameirão, gestor do Memorial.