FecharX

Radar de avanço de sinal está multando motoristas de BH mesmo com o sinal aberto?

Um vídeo flagrando um dos equipamentos na avenida Afonso Pena disparando flashes viralizou



Créditos da imagem: Reprodução/WhatsApp
Main grey
Redação Sou BH
29/09/17 às 22:56
Atualizado em 01/02/19 às 19:08


Reprodução/WhatsApp

Um vídeo gravado nesta semana por um cidadão que passava pelo Centro de Belo Horizonte repercutiu pelas redes sociais nesta sexta-feira (29). Um dos radares de avanço de sinal instalado na avenida Afonso Pena, na altura do cruzamento com a rua Espírito Santo, foi flagrado disparando flashes mesmo com o sinal verde para os veículos. Teoricamente, o aparelho deveria registrar as imagens dos carros apenas quando o sinal estivesse fechado - e, portanto, configurasse uma infração.

"Vocês vão ver que, assim quando os motoristas começarem a passar, o radar de avanço vai começar a multar. Presta atenção", diz o autor do vídeo disseminado pelas redes sociais. "Olha quantas multas por segundo. Olha! E o sinal está aberto. Esse radar é de avanço. É brincadeira, né?!", diz quando o aparelho começa a disparar flashes.

 

E, por fim, o autor ainda sugere: "Dia 28 de setembro. Se chegar uma multa pra vocês, recorra, corra atrás dos seus direitos". 

Mas será que um radar em um dos pontos mais movimentados de Belo Horizonte realmente está multando os belo-horizontinos de forma indevida?

A BHTrans garante que não! "No caso exibido no vídeo, o flash do equipamento estava disparando enquanto o semáforo estava verde, mas o equipamento não estava registrando infrações", afirmou, por nota, a empresa de trânsito. "A legislação de trânsito brasileira exige que a imagem registrada pelo equipamento contenha as informações do veículo (placa, marca e modelo), a faixa de retenção e o foco vermelho do semáforo. Se esses elementos não estiverem presentes na imagem registrada, a multa não é processada", completou.

Portanto, o órgão responsável pelos radares garante que os flashes não passam de um dispositivo inofensivo e que os motoristas não receberão multa alguma em casa. A BHTrans ainda completou alertando para a importância do radar de avanço de sinal.

"Os detectores de avanço de sinal vermelho do semáforo têm como principal objetivo contribuir para a redução do número de acidentes fatais e não fatais nos cruzamentos, bem como o grau de severidade destes".

Confira a nota na íntegra:

"Se você recebeu este vídeo, leia o esclarecimento abaixo antes de compartilhar. 😉
O sistema dos detectores de avanço do sinal vermelho do semáforo só é ativado quando o veículo ultrapassa a linha de retenção com o semáforo no foco vermelho. Caso o semáforo esteja com o foco amarelo ou verde acesos, o detector não é acionado. No caso exibido no vídeo, o flash do equipamento estava disparado enquanto o semáforo estava verde, mas o equipamento não estava registrando infrações. A legislação de trânsito brasileira exige que a imagem registrada pelo equipamento contenha as informações do veículo (placa, marca e modelo), a faixa de retenção e o foco vermelho do semáforo. Se esses elementos não estiverem presentes na imagem registrada, a multa não é processada.

🔸 Os detectores de avanço de sinal vermelho do semáforo têm como principal objetivo contribuir para a redução do número de acidentes fatais e não fatais nos cruzamentos, bem como o grau de severidade destes. Para instalação dos dispositivos são considerados os cruzamentos que apresentam elevados índices de acidentes de trânsito, onde os riscos aos usuários se mostram iminentes, sobretudo em função do desrespeito às fases vermelhas dos semáforos por parte de alguns condutores."