FecharX

BHTrans define regras para o transporte de bikes nos ônibus de BH

Portaria que regulamenta o acesso foi divulgada no Diário Oficial do Município



Créditos da imagem: Reprodução Facebook Bike Anjo BH
Main 151347 bike anjo bh
Bicicletas dobráveis podem ser transportadas todos os dias da semana, em qualquer horário.
Redação Sou BH
28/09/16 às 15:31
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

Uma novidade no mundo das duas rodas promete facilitar a vida dos ciclistas da capital. A BHTrans divulgou o regulamento do transporte de bicicletas nos ônibus de BH. Agora, os coletivos suplementares também podem carregar as “magrelas” dobráveis em horários específicos. As regras foram definidas após três meses de experimentação.

Vai funcionar assim: as bicicletas dobráveis podem ser transportadas em qualquer veículo do serviço público convencional de transporte coletivo de pessoas, todos os dias da semana, em qualquer horário. Elas devem ter aro de, no máximo, 20 polegas e estar dobradas a partir do momento que o ciclista entrar no ônibus. A área reservada para cadeirante e cão guia pode ser usada, respeitando a prioridade.

O transporte para as bikes comuns é permitido somente na linha do Move, com suporte interno para bicicletas, de segunda a sexta-feira, das 20h30 às 5h do dia seguinte, aos sábados, a partir das 14h, e aos domingos e feriados, o dia todo. As regras são monitoradas pela BHTrans e podem ser reavaliadas, caso seja necessário.

No metrô, o acesso de bicicleta é o mesmo, respeitando o horário de funcionamento da estação, que abre às 5h15 e fecha às 23h. O usuário só precisa solicitar autorização a um funcionário antes de embarcar no trem.