FecharX

Salão Mineiro do Turismo oferece agenda cultural popular

<p><span>Orquestras sinfônicas, chorinho, samba, teatro e congado estão na programação do evento </span></p>



Créditos da imagem:
Main 6o salao mineiro do turismo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:06

Atrações culturais de vários municípios mineiros dão o tom do 6º Salão Mineiro de Turismo, que acontece nos dias 14 e 15 de março, no Minascentro. O evento contará com apresentações de orquestras sinfônicas, chorinho, samba, teatro e congado, dentre outras. Na abertura, por exemplo, o projeto Céu e Terra levará música e dança apresentados por deficientes visuais e auditivos.

No primeiro dia do evento, Brumadinho apresenta o Coral Canto a Canto. Belo Horizonte estará representada por sua Corte Momesca e Escola de Bateria GRES Acadêmicos de Venda Nova. Pirapora traz a Banda Sinfônica Jovem, composta por jovens de 10 a 15 anos que tocam músicas barranqueiras e clássicos.

Conselheiro Lafaiete vai apresentar teatro de rua com o espetáculo ?O casamento da Maria Feia?. São Joaquim de Bicas traz o Grupo Flor de Minas, formado em sua maior parte por mulheres que apresentam um conjunto de flauta, dança, fanfarra, orquestra e violino. O chorinho vem de Santos Dumont com a banda É Choro Uai.

No segundo e último dia de evento, os Canarinhos de Itabirito abrem a programação. Com 40 anos de história, o grupo é composto por jovens músicos que cantam e tocam instrumentos. As Princesas do Milho estarão representando Cipotânea.

A Corporação Musical São Sebastião, de Brumadinho, estará presente com o seu repertório que vai desde os antigos dobrados e marchas, passando por compositores eruditos, como Mozart e Vila Lobos, até ritmos mais populares, como samba, rock e bolero. O Grupo Lesma (Liga Ecológica Santa Matilde) vem de Conselheiro Lafaiete e traz um cortejo que mistura música e teatro.
Coronel Fabriciano traz a Marujada do Cocais, folguedo tradicional que possui particularidades, como o capitão e a dança do mastro ou da fita.

A dança folclórica estará representada por Santana do Paraíso, com a sua Batucada Santana e Pirapora, com a Cia Danças Folclóricas Zabelê. Mariana apresenta a Sociedade Musical de Santa Cecília, que tem 113 anos de tradição e é integrada por 40 músicos. O município de Paula Cândido apresenta o congado com a Banda de Congos Antônio Coelho. Para encerrar o evento, haverá apresentação da Banda Municipal Santa Cecília, de São João del-Rei.

Fonte: Agência Minas