FecharX

Cidadania e Democracia foram tema de debate no Sou BH Talks

Para o bate-papo, Pati Lisboa recebeu Marco Antônio Silva, Bernardo G. B. Nogueira e Wallace Faustino da Rocha Rodrigues



Créditos da imagem: Leonidas Santana/shutterstock
Main destaque leonidas santana
Redação Sou BH
28/10/20 às 23:37
Atualizado em 05/11/20 às 13:32

Você sabe, de verdade, o que significa Cidadania e Democracia? Pensar nesses conceitos significa remeter-se a um contexto histórico-cultural específico: a Antiguidade Grega. Mas, em resumo, Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Já Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente, diretamente ou através de representantes eleitos, na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

Para repercutir sobre o tema, Pati Lisboa recebeu para um bate-papo no Sou BH Talks: Marco Antônio Silva, Professor do curso de história do UniBH; Bernardo G. B. Nogueira, Professor de Ciência Política; e Wallace Faustino da Rocha Rodrigues, Professor de sociologia da UEMG.

Iniciando a conversa, os convidados falaram sobre suas visões a respeito da Cidadania e a Democracia no Brasil e como elas poderiam ser melhor trabalhadas no país. Expuseram, inclusive, sobre como, sob suas perspectivas, apesar dos avanços, ainda há muito para se avançar no Brasil.

Pilares da cidadania, evoluções e desigualdades

Marco Antônio começou explicando sobre os três pilares da cidadania: a cidadania política, a cidadania civil e a cidadania social. “Se a gente for pensar no campo da cidadania política, ela é aquele direito que a gente defende, que a gente busca e luta por ele, de votar, de escolher os nossos representantes, é essa capacidade que a gente tem de influenciar o estado, o governo, a colocar o estado em uma forma harmônica, atendendo os anseios sociais. Quando a gente fala de cidadania social, a gente está falando desses direitos necessários que a gente precisa para sobreviver numa sociedade contemporânea. É o direito à educação básica, direito à habitação minimamente digna, direito a um transporte coletivo humano. E quando a gente fala da cidadania civil, a gente está falando de direitos elementares, direitos básicos, que às vezes a gente ainda precisa brigar muito por eles. Direito à vida, direito à liberdade, à propriedade, direito à liberdade de expressão. Então, a junção dessas práticas representa uma necessidade que nós temos enquanto seres humanos, de brigar para garantir esses direitos em conjunto e para exercer essa cidadania plena, e para fazer com que o estado esteja a serviço da sociedade”, explica.

A respeito dos movimentos sociais e de classe nos dias de hoje, Bernardo Nogueira acredita que são eles os responsáveis por um crescimento, mesmo que pequeno, da democracia. “Eu acho que os movimentos sociais, o próprio nome já diz, é aquilo que traz uma movimentação dentro do seio social, que vai eclodir por diversos motivos, seja por uma opressão, por uma fricção muito grande entre as próprias camadas sociais, por uma opressão muito grande de classe. No entanto, a gente tem hoje uma explosão de movimentos sociais e que são maravilhosos, a gente tem movimentos sociais feministas, antirracistas, em prol dos povos originários, contra a atuação de um capitalismo predatório com relação ao meio ambiente, não só social, mas existencial. É importante dizer que grande parte do nosso engatinhar democrático corre pelas vias abertas pelos movimentos sociais”, afirma.

O escritor Wallace Faustino ainda indicou autores e boas referências para quem quer se aprofundar no tema. “São diversos autores que a gente poderia mobilizar aqui. Eu poderia dar uma série de sugestões de leitura, mas vou começar com uma propaganda pessoal. Recentemente lançamos um dicionário das eleições, organizado pelo professor Carlos de Souza, Frederico Alvim, Jair Neto, Humberto Dantas, eu e a professora Daniella Paiva. Tem diversos outros livros, como Democracia e os Três Poderes do Brasil, que reúne diversos autores; Cidadão em situação de rua, um dossiê que lançamos recentemente também, com um panorama legal trabalhado em diversas temáticas”, indicou, além de outros títulos interessantes.

Os convidados ainda debateram sobre democracia deliberativa e a democracia ativista, a participação das mulheres nos processos de decisão política, direitos e deveres e muito mais!

Assista ao programa completo!


Sou BH Talks

Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos, são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de agosto, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.