FecharX

Sou BH Talks falou sobre os desafios do Ensino à Distância em tempos de crise

Pati Lisboa conversou com Fernanda Climaco, Roberta Campana e Martinho Campolina a respeito da realidade do EAD durante a pandemia



Créditos da imagem: Fizkes/shutterstock
Main destaque fizkes
Redação
08/09/20 às 18:42
Atualizado em 14/09/20 às 18:42

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus não ficam restritos às pessoas infectadas. Na educação, 1,5 bilhão de estudantes chegaram a ficar com aulas suspensas ou reconfiguradas ao redor do mundo. O contingente representa mais de 90% de todos os estudantes do planeta – segundo dados organizados pela Unesco, órgão da ONU ligado à educação e cultura.

Para o ensino superior, e mesmo algumas outras modalidades de ensino, a recomendação vem sendo para não cancelar as atividades, e sim para fazer com que professores e alunos trabalhem juntos e de forma remota pela internet, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem.

Para falar sobre a realidade do ensino à distância em Minas em tempos de crise, Pati Lisboa recebeu Roberta Campana, Diretora de Educação e Inovação da Fundação Dom Cabral, Fernanda Climaco, professora, mestre em Educação e pesquisadora da infância, e Martinho Horta, Diretor do ICBS (PUC Minas).

Fernanda Climaco iniciou o bate-papo contando sobre a aceleração do uso de tecnologias na educação infantil, vista como um desafio necessário. “O cenário que a gente tinha antes da pandemia era da educação que a gente já está acostumada, especialmente na educação infantil e nas séries iniciais principalmente, o ensino era presencial. A gente já estava começando a experimentar a utilização de algumas tecnologias, de algumas metodologias ativas, mas nada ainda muito consistente. Então, com certeza a pandemia acelerou esse processo, hoje eu atendo algumas escolas, algumas instituições da Rede Pública, muitas creches e também rede privada, e o que a gente percebe é uma aceleração rumo à utilização das tecnologias digitais na educação infantil, que é um grande desafio pra gente, né”, comenta.

Para o diretor do ICBS, Martinho Horta, apesar do momento triste e delicado em que vivemos, para a educação ainda é um momento de oportunidades. “O que eu tenho visto acontecer na educação é um desafio e uma grande oportunidade. Eu vejo com muito entusiasmo o ensino digital, e quando eu falo ensino digital eu estou englobando todas as tecnologias de informação e comunicação que envolvem o ensino digital, eu vejo como uma ferramenta, como mais uma ferramenta que nós podemos utilizar no processo de ensino aprendizagem. O ensino digital é uma ferramenta quer pode proporcionar por exemplo personalização do ensino, que é algo bem interessante, e me permite colaboração, essa geração é uma geração que trabalha com colaboração, então acho que é uma oportunidade também. Agora, ele não é uma solução mágica. O processo de ensino aprendizagem tem que evoluir e os professores tem que ser valorizados e capacitados, mas é mais uma ferramenta que pode ser muito bem utilizada”, afirma.

Roberta Campana ainda diz compartilhar do pensamento de Martinho. “Apesar de todos os pesares, para a educação esse movimento é positivo. Se a gente olhar para todas as indústrias, a indústria da educação é a que menos passou por inovações. Então o tradicional, dos alunos sentados na carteira assistindo o professor, o professor como dono do saber ne, isso ainda é muito presente e acho que realmente o tema a se discutir é educação e aprendizagem. Tendo o on-line como algo que pode potencializar e alavancar, mas ele não será o meio único, ele está sendo hoje por que é o que nós temos para o momento, mas certamente ele vai continuar presente”, disse.

Confira o programa completo!



Sou BH Talks

Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos, são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de agosto, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.