FecharX

Vai fazer uma tatuagem? Veja quais procedimentos são corretos na hora de gravar o desenho permanente no corpo

Uma profissional da área dá orientações para garantir uma relação de confiança entre tatuador e tatuado



Créditos da imagem: Creatista/Shutterstock.com
Main procedimentos tatuagem por creatista
Redação Sou BH
06/04/19 às 18:00
Atualizado em 06/04/19 às 18:00

Um debate recente sobre a conduta de tatuadores durante o trabalho com mulheres tem preocupado as interessadas em fazer o procedimento. Autoridades policiais e entidades representativas do setor têm manifestado repúdio a comportamentos ofensivos, e que coloquem em xeque a seriedade da profissão. Para orientar os clientes e assegurar uma relação tranquila entre as partes, profissionais têm procurado esclarecer o processo.

A tatuadora Bruna Martins, que atua num estúdio na região da Pampulha, em BH, acredita que situações que vieram à tona nas últimas semanas, classificadas como violação sexual mediante fraude, são exceções. “Há muito mais tatuadores sérios e profissionais que sabem respeitar as clientes, do que o contrário. No entanto, é sempre bom ficar atenta, em qualquer situação”, afirma.

Veja, a seguir, orientações da profissional sobre os procedimentos corretos e seguros para escolher um tatuador e durante a criação do desenho.

- Procure profissionais de referência, preferencialmente que já tenham tatuado uma pessoa de sua confiança.

- Programe-se e converse antes com o tatuador sobre o desenho, e a parte do corpo em que ele ficará. Ele irá informá-la sobre os trajes mais confortáveis para você usar no dia marcado.

- Não é necessário ficar sem roupa em nenhuma situação durante a tatuagem, a não ser que seja em uma região íntima. Se for tatuar abaixo do seios ou próximo às costelas, pode-se usar sutiãs que fiquem colados ao corpo. O profissional também deve oferecer algo para a pessoa se cobrir, de modo a deixá-la o mais à vontade possível. Outra forma de garantir a privacidade é atender esses clientes num lugar menos exposto, como atrás de um biombo.

- A posição sempre tem que ser confortável para ambos. Se o cliente não estiver bem acomodado, o tatuador avalia se realmente não há outra maneira de fazer o procedimento com estabilidade.

- É importante que as partes se comuniquem o tempo inteiro, e o tatuador avise se precisar encostar em alguma parte íntima do tatuado.

- Procure outra pessoa para te fazer companhia durante a tatuagem e desconfie se o tatuador insistir para ficar sozinho com você. Não existe risco de contaminação na pele pelo simples fato de haver mais alguém no ambiente.

- Elogios que te deixem desconfortáveis também são um tipo de abuso, e contra uma postura profissional adequada.

“Se perceber que está sendo abusada de alguma forma, confie nos seus instintos e desista do serviço, na hora, mesmo que já tenha começado o desenho ou esteja pago. É melhor ir embora e procurar outro profissional para te ajudar”, conclui a tatuadora.