Teatro: 'Um tal Guimarães' imagina Guimarães Rosa como personagem de suas obras
O ator Vitor Peres encena uma biografia ficcional de Guimarães Rosa em que o diplomata, médico e escritor transita no seu universo literário
O espetáculo Um Tal de Guimarães, que busca contar, inventar e narrar uma biografia ficcional de Guimarães Rosa, médico, diplomata e um dos maiores escritores brasileiros, fica em cartaz nos dias 16, 17 e 18 de agosto (sexta, sábado às 10h e domingo às 19h), na sala João Ceschiatti (av. Afonso Pena, 1537 - Centro). Ingressos a preço único de R$ 40, no site Eventim e nas bilheterias do teatro.
Neologismos
Em um espetáculo solo, o ator Vitor Peres constrói um Guimarães Rosa a partir de relatos biográficos, obras, entrevistas e matérias sobre o autor. Tendo como base a linguagem de invenção da língua portuguesa transposta para um sertão imaginado por Guimarães Rosa, o espetáculo visa imaginar a figura de Guimarães Rosa tal como se esse fosse algumas de suas principais invenções seja na principal delas, o casal Riobaldo e Diadorim, de Grande Sertão Veredas; seja nos contos Saragana, como Lalino Salathiel, Maria Rita, Sete-de- Ouros, o burrinho pedrês ou até Augusto Matraga; seja nas personagens de Primeiras Estórias, como Darandina ou Tarantão, Brejeirinha ou Nhihinha.