FecharX

Terminam nesta sexta as inscrições para curso de palhaçaria em BH

Ao longo de 5 meses, Instituto Hahaha vai ensinar gratuitamente a profissão para jovens de 15 a 18 anos moradoras da região Leste da capital mineira



Créditos da imagem: Divulgação
Main 273128854 625768508693018 4338128809777213243 n
A formação consiste em aulas semanais, presenciais e com acessibilidade em libras, que acontecerão na sede do Instituto Hahaha, no bairro Santa Tereza, ao longo de 5 meses
Thiago Alves
24/02/22 às 11:46
Atualizado em 24/02/22 às 11:46

Terminam sexta-feira (25), às 23h59, as inscrições para o curso "A Palhaça vem hoje?!", da Escola de Palhaçaria Feminina do Instituto Hahaha. O projeto gratuito é direcionado às meninas de 15 a 18 anos, moradoras da região Leste de Belo Horizonte. Elas vão ter acesso a produção e formação cultural, o protagonismo e o empoderamento feminino, artístico e social. A formação consiste em aulas semanais, presenciais e com acessibilidade em libras, que acontecerão na sede do Instituto Hahaha, no bairro Santa Tereza, ao longo de 5 meses. A primeira turma começará no dia 8 de março.

“É preciso falar das mulheres que ocupam esses espaços, da sua potência e voz dentro da arte da palhaçaria. O projeto busca promover o diálogo com as meninas e mostrar para elas a possibilidade da formação, abrir novas portas e mirar num futuro possível e acessível para todas. Afinal, palhaça também é profissão!”, afirmou Gyuliana Duarte, gestora e palhaça fundadora do Instituto Hahaha. 

De acordo com Gyuliana, na história da palhaçaria, a presença de mulheres a princípio era pequena, há apenas algumas referências de atrizes cômicas atuando no final do século XIX nos Estados Unidos e na França. Foi somente no início da década de 40 que começaram a ter registros da atuação feminina. O ofício era, predominantemente, exercido por homens, sendo a presença feminina invisibilizada. Apesar disso, alguns nomes fizeram história como Dercy Gonçalves, Zilda Cardoso e Lily Curcio. 

Segundo o Instituto, a palhaçaria feminina cria possibilidades de ensino, aprendizado e novas referências de palhaças. O conteúdo de aprendizado será diverso, abordando desde a palhaçaria às outras artes que compõem a criação cênica e incluindo a agenda cultural da cidade e as referências locais. O ensino se dará pela prática e abordagem de assuntos reflexivos e teóricos, com linguagem acessível, usando recursos de vídeos, filmes, jogos teatrais e rodas de conversa. As alunas poderão aprender com as palhaças do Instituto sobre a profissão, sua atuação no dia a dia, as técnicas, os desafios e sobre a profissionalização no campo das artes. 

Serviço
Curso "A Palhaça vem hoje?!"
Período do curso: 8 de março a 10 de julho, nas tardes de terças-feiras.
Carga-horária: 80 horas
Serão 20 encontros, uma vez por semana, de 4 horas
Local de realização: sede do Instituto Hahaha (Rua Estrela do Sul, 125, Santa Tereza-BH)
Inscrições: https://institutohahaha.org.br/escola-hahaha-2/