FecharX

Tutores podem fazer cadastro para programa de castração gratuita de cães e gatos em BH

São cinco Unidades de Esterilização de Cães e Gatos que, juntas, realizam cerca de 25 mil cirurgias por ano



Créditos da imagem: Divulgação PBH
Main af6fbdca f446 41bf 9e74 d8158b1b19eb
Redação Sou BH
26/09/22 às 08:49
Atualizado em 26/09/22 às 08:49

Nesta segunda-feira (26/9), a partir das 8h, a Prefeitura de Belo Horizonte abre a agenda para castração gratuita de cães e gatos. Os agendamentos devem ser feitos no Portal da PBH.


Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5kg. Antes da cirurgia é feita uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a realização da cirurgia.

 

A castração é um procedimento cirúrgico e exige que o animal seja devidamente preparado com antecedência, incluindo jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança do procedimento que envolve anestesia geral.

 

No dia marcado para a castração, o dono do animal deve permanecer na unidade após a castração, até a alta.


As primeiras cirurgias de esterilização de cães e gatos da capital foram realizadas no Centro de Controle de Zoonoses, em 2005. No ano de 2008 foram inaugurados dois Centros de Esterilização de Cães e Gatos, nas regionais Oeste e Noroeste. No mesmo ano, a Prefeitura adquiriu a Unidade Móvel de Esterilização, que atua diretamente em áreas de risco sanitário e vulnerabilidade social.


Em 2009 foi iniciada a reforma do Centro de Controle de Zoonoses, reinaugurado em 2011 com instalações cirúrgicas ampliadas e modernas. No ano de 2015, mais um Centro de Esterilização de Cães e Gatos foi aberto, desta vez abrangendo a regional Barreiro e recentemente, em 2019, a Leste também foi contemplada com um novo espaço.


São cinco Unidades de Esterilização de Cães e Gatos que, juntas, realizam cerca de 25 mil cirurgias por ano.