FecharX

Tudo o que você precisa saber sobre a vacinação contra a febre amarela

Secretaria do Estado de Saúde tira as dúvidas frequentes dos pacientes sobre a vacinação



Créditos da imagem: Divulgação
Main 150015 vacina febre amara
Redação Sou BH
26/01/18 às 15:01
Atualizado em 01/02/19 às 19:49

De acordo com o último boletim da SES-MG, do dia 23 de janeiro, ainda restam pouco mais de 3 milhões de mineiros para serem vacinados, e nenhum dos casos confirmados tinha registro de imunização. Mesmo com todas a campanha, ainda pairam algumas dúvidas na mente da população sobre como a vacina funciona, se tem validade, quais são as reações.

Desde o fim de dezembro do ano passado, a febre amarela já fez 47 vítimas em todo o estado de Minas Gerais, sendo que 25 delas morreram. A região metropolitana foi a que teve mais casos, com 32 confirmações e 16 mortes. Diante da situação, 162 municípios do estado decretaram situação de emergência, segundo o último informe da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), publicado na última quinta-feira (25). As ações da SES-MG consistem na intensificação da campanha de vacinação, que é a mais eficiente forma de combate à doença.

Entre as dúvidas mais frequentes, listadas pelo site da SES-MG, estão quem pode ou não tomar a vacina, qual é a validade da vacina e sobre a dose fracionada. Confira as respostas, dadas pela Secretaria:

Não me lembro se já vacinei contra Febre Amarela. O que eu faço?

A vacina contra a Febre Amarela faz parte do calendário de vacinação do SUS, por isso se você tiver com a sua imunização em dia provavelmente você já se vacinou. Basta conferir o seu Cartão de Vacinação. Mas, caso ainda tenha dúvida, procure a equipe de saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer a avaliação e a necessidade de se vacinar.

Qual é o esquema vacinal contra a Febre Amarela?


Quantas doses da vacina são necessárias para a imunização completa contra a febre amarela?

Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde adotou os padrões internacionais da dose única. Ou seja: quem tomou 1 (uma) dose da vacina da febre amarela em qualquer fase da vida está imunizado pelo resto da vida, e não precisam do reforço.

Quem não pode tomar a vacina contra a Febre Amarela?

Gestantes, bebês com menos de 6 meses (e mulheres que amamentam crianças até essa idade), alérgicos a ovo e imunodeprimidos por doenças como câncer e Aids ou por tratamento, como no caso de radioterapia. Pessoas com doenças autoimunes devem ser avaliadas caso a caso. Em situações emergenciais, a imunização deve ser avaliada por um profissional de saúde.

O que é dose fracionada da vacina febre amarela? Minas Gerais adotou a dose fracionada?

É a utilização de um quinto (1/5) de uma dose padrão (0,5 mL) da vacina febre amarela (VFA), ou seja, 0,1mL. Retira-se do frasco da vacina uma dosagem menor do que habitualmente é utilizado. No entanto, a proteção e segurança da dose fracionada é a mesma do que a dose padrão. A diferença está no tempo de proteção, que na dose padrão é para toda a vida, e com a dose fracionada, de pelo menos 8 anos. O fracionamento de doses é uma orientação do governo federal (Ministério da Saúde) para alguns estados brasileiros. Minas Gerais não está entre esses estados e não utilizará o fracionamento de doses.