FecharX

Abertura do Minas Trend apresenta moda em P&B

Desfile inaugural contou com a presença de Carol Marra na passarela e Glória Kalil e Lilian Pacce no gargarejo



Créditos da imagem: Agência Fotosite
Main minas trend 20141007124924
Na passarela, uma seleção de looks de marcas mineiras dá start à temporada outono-inverno 2015
Redação Sou BH
07/10/14 às 20:55
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Bordados, transparências, rendas, macacões, sandálias, tudo isso em preto e branco. Essas são as sugestões apontadas para a moda outono/inverno 2015 no desfile de abertura do evento de moda Minas Trend apresentado hoje (6), no Expominas (Av. Amazonas, 6020 - Gameleira). O evento tem foco comercial e o objetivo de mostrar, em primeira mão, as tendências da moda no Brasil.

Com abertura da atriz Letícia Sabatella lendo um poema, as modelos entraram na passarela com roupas em preto e branco inspiradas em freiras, Joana D’Arc, toreiros e usando sandálias. Segundo a jornalista e consultora de moda Glória Kalil, não há mais estações definidas porque a moda é única e globalizada. A jornalista também afirmou que “o Minas Trend contribui para o mercado da moda com uma seleção diferenciada. Minas tem uma personalidade e apresenta uma moda festa e artesanal muito particular”, afirma.

A jornalista e apresentadora do programa GNT Fashion, Lilian Pacce, endossa o pensamento de Glória Kalil. “A moda mineira se destaca pelo cuidado artesanal, pelos bordados, o acabamento e a moda festa”, diz. Sobre o Minas Trend, Lilian diz que “a cada temporada o evento ganha mais peso”.

A estilista mineira Patrícia Bonaldi, que tem suas peças expostas na entrada do evento e que começou sua carreira no Minas Trend, fala que a moda mineira tem uma característica única que é mostrada no evento. “A moda mineira tem como característica marcante o handmade, parece até um link com o barroco e o Minas Trend, por sua estrutura, consegue mostrar esse trabalho”, explica. Bonaldi produz uma moda festa na qual o bordado é a preciosidade da roupas.

A palavra preciosidade é apontada por Cássio Vital, estilista da grife Alphorria, como a que define a moda mineira. “A construção da roupa mineira e o acabamento são os diferenciais da moda daqui. Preciosismo define a moda mineira”, afirma. Para ele, o Minas Trend é um evento de negócios que aponta tendências para todo o país. “Com certeza o Minas Trend está no calendário da moda nacional pelo foco em negócios que agrega muito aos estilistas e empresários”, ressalta.

Estilista e proprietária da marca BBoucle, Bárbara Maciel, aponta o pioneirismo do evento. “Percebo que, com o Minas Trend, o estado não precisa esperar Rio de Janeiro e São Paulo ditarem a moda. A gente chega  com coragem e mostra em primeira mão o que vem por aí na moda. Essa é a missão do evento”,  explica. O designer de bolsas Rogério Lima. que está com uma exposição no evento, completa a ideia de Maciel. “O Minas Trend vem mostrando constantemente novas tendências. É o que nos diferencia, pois saímos na frente com qualidade”, diz.

Durante a FFWMAG Fashion Tour, realizada no começo desta semana, a empresária e estilista mineira Terezinha Campos afirmou que o Minas Trend é o caminho para o estilista se planejar. “O evento é relevante demais e virou um grande instrumento de planejamento. É a oportunidade do empresário de ter a confiança na compra”, conta.

Em sua passagem pela capital, na FFWMAG Fashion Tour, o diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, disse, no mesmo evento, que o Minas Trend é importante na economia da moda no país. “O evento tem um foco que é comercial e todo processo de moda é construído para o fim comercial. O Minas Trend tem relevância significativa na moda do país”, afirma.

A modelo mineira Carol Marra afirma a importância da moda daqui. “A nossa moda tem um toque artesanal que não há em nenhum lugar”, conta. “Voltar para BH e desfilar aqui, onde comecei, na passarela do Minas Trend é muito emocionante. A moda mineira é uma obra de arte”, ressalta orgulhosa.

O Minas Trend acontece no Expominas até o dia 10 de outubro de 10h às 20h.