FecharX

Arena MRV, Galo e América unem-se em enfrentamento à violência contra a mulher

Protocolo Fale Agora, do Governo de Minas, foi apresentado aos times em estádio



Créditos da imagem: Pedro Chimicatti/Sedese-MG
Main protocolo fale agora estadios time feminino atletico galo
Vingadoras, a equipe feminina do Atlético, participaram de discussão sobre o machismo no futebol em ação do programa Fale Agora
Redação Sou BH
07/06 às 13:52
Atualizado em 07/06 às 13:52

A prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher passam a ter um espaço garantido no mundo do futebol mineiro com o protocolo Fale Agora, implantado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) do Governo de Minas, em um trabalho junto à equipe feminina do Atlético e ao time masculino de base do América. O programa capacita, treina e educa cidadãos e estabelecimentos para que possam prevenir a violência sexual e acolher da melhor forma as vítimas, fazendo o encaminhamento correto para a rede pública de atendimento.

Ao longo do mês de maio, a Sedese-MG promoveu capacitações que abrangeram também funcionários da Arena MRV, além das jogadoras atleticanas e dos jovens talentos americanos. De acordo com Maíra Fernandes, superintendente de Articulação de Políticas dos Direitos das Mulheres da Sedese-MG, o trabalho com os times e trabalhadores resume os três eixos de capacitação do Fale Agora.

"O primeiro deles é trabalhar com a base masculina dos clubes, levando os atletas a refletir sobre comportamentos violentos e promovendo uma masculinidade mais saudável. O segundo, com as atletas femininas, discute o machismo no futebol, para que elas se tornem multiplicadoras do protocolo. E o último eixo é a capacitação com funcionários e colaboradores dos estádios", explica Fernandes.

Arena MRV passa a contar com espaço de acolhimento

Torcedoras vítimas de qualquer tipo de violência serão amparadas por uma equipe treinada na Arena MRV e encontrarão abrigo em uma sala reservada para estes casos, onde serão acolhidas e encaminhadas para atendimento médico e/ou registro de ocorrência.

"A parceria com a Arena é muito importante, já que todo este trabalho vai ajudar a prevenir a violência sexual e, caso ocorra algo neste sentido, os profissionais que aqui trabalham vão estar capacitados para acolher esta mulher", explica Soraya Romina, subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres da Sedese-MG.

Uma das funcionárias do estádio a passar pela capacitação foi Camila Sales. Depois do treinamento, ela disse estar mais segura para lidar com eventuais casos de violência. "Aprendemos bastante sobre como tratar esses casos, e temos um direcionamento e um local para levar essas mulheres. Vamos levar o que aprendemos para nossa vida pessoal", ela afirma.

Programa ainda vai avançar mais

O Protocolo Fale agora foi lançado em 2023. A parceria com bares e restaurantes levou a capacitação para os donos e funcionários dos estabelecimentos, se estendeu para blocos do Carnaval da Liberdade de 2024 e, agora, está em curso junto aos clubes mineiros.

A intenção é continuar o trabalho nas próximas semanas, alcançando novos atletas, estádios e times de Minas Gerais. Além disso, o Protocolo Fale Agora pode ser acessado pelos clubes e associações que se interessarem a estudar o programa.